• Redação

Moda: Elegância alinhada ao conforto

Confira a Coluna "Estilo e Moda" por Silvana Hass desta semana

Comfy looks, ou seja, o conforto está entre as principais linhas da atualidade. Foto: Reprodução


Estamos no outono e temperaturas elevadas do verão começam a cair nos termômetros. Com a mudança das estações as tendências são traduzidas em renovação, cores e formas, e isso acontece sempre a cada nova temporada, é o ciclo da moda. Comfy looks, ou seja, o conforto está entre as principais linhas da atualidade.


Enquanto o estilo clássico é uma referência há décadas a forma mais relaxada e confortável ganha e se destaca ainda mais a cada temporada, principalmente de outono/inverno, transmitindo uma sensação criativa de alto astral e liberdade. Em uma análise aos desfiles, para uma marca se manter no mercado precisam percorrer o caminho da inovação. E as inovações caracterizam-se na maior parte de forma incremental, uma sequência de processos de melhoria contínua de formas de acordo com a abordagem, objetivo e procedimentos técnicos.


O estilo este ano entra em cena colorido e cheio com uma diversidade de padronagens de estampas. As cores vibrantes, se mesclam com as peças de cor única em tecidos e materiais como a pelúcia e plumas, presentes tanto nas roupas quanto nos acessórios. Um visual de um look gostoso de usar e no entanto complementados com elementos de sofisticação.


O estilo com inspiração no sportswear ou mood sporty não pode ser confundido com o visual de academia ou de uma calça de moletom. A criação busca ser uma fusão entre estética e funcionalidade com reformulação de silhuetas que inclui as modelagens que se alinhem para a direção do crescimento deste conceito de tendência de moda. A cor entra como uma mensagem em looks monocromáticos ou combinados as cores vibrantes.


O apelo para esta estética mais relaxada já vem desde 2015 com o conceito “Normcore” que se enquadra entre as pessoas que buscam o conforto ou o estilo comfortwear. Combinar o estilo a peças-chaves é uma dupla bem interessante. O comfortwear se identifica com a escolha de uma peça de base associada ao seu estilo pessoal, e em muitos casos, os calçados, que geram dúvidas podem sim incluir um salto. Um exemplo seria o “blazer“ mesmo sendo considerado uma peça mais requintada ou clássica não fica de fora da estética comfortwear quando combinado a uma calça Jogger e um tênis.


Como já era de se esperar marcas já traduzem nas passarelas para a temporada de 2022 o básico em luxo em suas coleções que estas já circulam entre as fashionistas.


Por Silvana Hass