top of page
  • Foto do escritorRedação

Mickey Mouse se torna domínio público em 2024

Depois de diversas campanhas da gigante do entretenimento, parece que o rato vai ser de todo mundo

Mickey Mouse se torna domínio público em 2024. Foto: Divulgação


Mickey Mouse é um dos personagens mais icônicos da cultura popular, e tem sido um dos símbolos da Disney por quase um século. Mas a partir do próximo ano, o rato mais famoso do mundo se tornará um personagem de domínio público, o que significa que qualquer pessoa poderá usá-lo em seus próprios projetos, sem pagar nada à Disney.


O Mickey Mouse foi criado em 1928 por Walt Disney e Ub Iwerks, e desde então tem sido um dos personagens mais queridos do mundo dos desenhos e cinema. O personagem apareceu em dezenas de filmes, programas de televisão, jogos e brinquedos ao longo dos anos, tornando-se uma figura de destaque na cultura pop.


No entanto, em 1998, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei de Extensão de Direitos Autorais de Sonny Bono, que estendeu os direitos autorais para 95 anos a partir da data de publicação, o que foi uma jogada de mestre para a gigante do entretenimento. Isso significa que os personagens criados antes de 1923 seriam de domínio público, mas todos os personagens criados depois disso teriam seus direitos autorais estendidos por mais 20 anos, incluindo o famoso rato.


A Disney tem sido um dos maiores defensores das leis de direitos autorais mais longas, argumentando que são necessárias para proteger suas criações e manter sua posição de mercado, visto que pode perder personagens famosos que se estendem para além de Mickey Mouse. No entanto, muitos críticos argumentam que essas leis impedem a inovação e o desenvolvimento cultural, ao tornar mais difícil para artistas e criadores trabalharem com material existente.


Com o término dos direitos autorais de Mickey Mouse em 2024, a figura lendária de Walt Disney finalmente entrará em domínio público, algo que é esperado a anos pela indústria. A partir disso, se a Disney não conseguir mudar novamente a legislação, o rato mais famoso da cultura pop poderá ser usado, inclusive financeiramente, por qualquer pessoa, não havendo nenhum pagamento para a Disney.


Para você que é fã do Mickey as notícias são animadoras, já que a partir de 2024 tudo indica que o personagem vai entrar em domínio público e poderá ser usado inclusive por produtores independentes de conteúdo, como cineastas e animadores.


Por ComVc

Comentarios


bottom of page