top of page

Michella França lança livro inspirado em peça que aborda a violência contra a mulher

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A atriz, diretora e dramaturga Michella França lança nesta terça-feira (4), às 19h, no Estação Hub, o livro “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”, obra que traz integralmente o monólogo apresentado na peça homônima. O projeto tem como propósito principal estimular a reflexão e incentivar mulheres a romper ciclos de violência.


Baseado em depoimentos reais de mulheres que vivenciaram situações de abuso, o texto expõe as dores e reconstruções de uma personagem que, após 15 anos em um relacionamento abusivo, redescobre sua força e capacidade de recomeçar. Michella explica que a publicação é um desdobramento natural da montagem teatral. “Desde a estreia do espetáculo, em 2019, a gente percebeu que a peça tem um impacto profundo em muitas mulheres. A ideia de transformar o texto em livro veio justamente para que ele possa atingir ainda mais pessoas”, justifica.


A autora ressalta que a intenção é ampliar o alcance da mensagem da peça, levando o conteúdo a quem ainda não teve a chance de assisti-la. “A gente espera que o texto ajude as mulheres a refletirem se não existe alguma coisa errada no relacionamento delas e servir de alerta para aquelas que estão sofrendo abuso e ainda não tinham se dado conta disso. Mas também que ele mude alguma coisa na vida delas, mostrar que há um caminho, que é possível se libertar e ter a sua vida de volta”, frisa.


Para Michella, o livro se soma às iniciativas de conscientização e acolhimento às mulheres, funcionando como ferramenta de informação e transformação. “Quando a mulher se reconhece nesse ciclo de violência, ela tem a possibilidade de escolher sair dele. A peça dá essa motivação e traz esse conhecimento para a mulher tomar alguma atitude em relação à vida dela e, com certeza, o livro também vai ter esse poder”, destaca.


O lançamento integra o projeto “Mulher, Consciência e Ação”, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com produção executiva da ABC Projetos. Entre as ações previstas estão dez apresentações da peça em escolas públicas de Castro, Carambeí, Palmeira, Imbituva e Tibagi, seguidas de uma palestra e roda de conversa com a assistente social Bruna Woinorvski de Miranda, especialista no combate à violência contra a mulher.


Serviço

Lançamento do livro “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”

Autora: Michella França

Data: 4 de outubro de 2025

Horário: 19h

Local: Estação Hub

Entrada: Gratuita


Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page