• Redação

Laboratório de Ideias é inaugurado em Ponta Grossa

Espaço foi idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Cultura

Laboratório de Ideias é inaugurado em Ponta Grossa nesta quinta-feira (22). Foto: Divulgação


A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta quinta-feira (22), o LAB - Laboratório de Ideias – que concretiza mais uma etapa para a construção de uma cidade mais inteligente, inovadora e inclusiva. "Nosso papel enquanto gestão é estimular e criar condições para que as pessoas possam alcançar seus objetivos. Para mim, inovação é confiar, acreditar nas pessoas. Este espaço é, assim, a esta confiança na capacidade de cada um", frisa a prefeita Elizabeth Schmidt.


Idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Ministério Público do Trabalho, por meio do Rotary Club Lagoa Dourada e do Instituto BRF, o LAB surgiu com o objetivo de oportunizar à sociedade ponta-grossense um espaço de cocriação e colaboratividade, gerando mais inovação e desenvolvimento para o município.


A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que objetivo é que o ambiente, organizado no Centro Municipal de Cultura, seja um espaço propício para o surgimento de novas ideias e produtos inovadores que poderão revolucionar o mercado da economia criativa e destacar Ponta Grossa em âmbito nacional. “Com a implantação do espaço de cocriação de economia criativa, cria-se um ambiente que possibilitará a geração de trabalho e renda, decorrente da inclusão produtiva, capacitação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, sendo o primeiro espaço público no Brasil voltado à economia criativa”, frisa.


Segundo ela, a materialização do projeto iniciou no ano passado, quando ela e o secretário de Cultura, Alberto Portugal, apresentaram a ideia ao Rotary, que abraçou a iniciativa. “A principal função do Laboratório de Ideias é oferecer acessibilidade e, portanto, mais igualdade em nossa sociedade. Isso porque o espaço foi pensado para que o maior número de pessoas possa ter acesso facilitado às inovações e ferramentas tecnológicas. Afinal, é a partir de experiências individuais que muitas ideias e projetos acabam se tornando importantes para a nossa sociedade”, diz. “Através do LAB, estaremos disseminando a cultura da inovação preconizada no eixo de educação e empreendedorismo do Vale dos Trilhos, nosso ecossistema de inovação”, completa.


Da Assessoria