• Redação

Jornalismo da UniSecal firma termo para auxiliar o turismo da região

A iniciativa faz parte da disciplina de projeto de extensão e terá a supervisão e coordenação dos professores Helton Costa e Rafael Kondlatsch


Curso de Jornalismo da UniSecal firma termo para auxiliar o turismo nos Campos Gerais. Foto: Divulgação

A Unisecal e a Agência de Desenvolvimento do Turismo – ADETUR Campos Gerais firmaram um termo de cooperação, para que o curso de Jornalismo do centro universitário auxilie nas redes sociais e publicações jornalísticas referentes ao turismo regional. A iniciativa faz parte da disciplina de projeto de extensão e terá a supervisão e coordenação dos professores Helton Costa e Rafael Kondlatsch.


Os 15 alunos que participarão das atividades, atenderão na primeira etapa, 12 municípios, em um trabalho com expectativa de expansão nos próximos meses. A ideia é divulgar os atrativos turísticos que são menos conhecidos nos Campos Gerais, de forma a fomentar a economia e gerar desenvolvimento sustentável e econômico para as cidades. Os atrativos são decididos pelas próprias prefeituras e trabalhados pelos alunos com linguagem jornalística e com ferramentas de interatividade.


“Temos pesquisas do próprio Ministério do Turismo, que mostram que no pós-pandemia haverá um fortalecimento ainda maior do setor, principalmente o turismo de natureza. E falo por conhecimento: os Campos Gerais são riquíssimos em belezas naturais, cultura e história. Participaremos desse momento de retomada”, explica a reitora da UniSecal, Isadora de Andrade Aguiar.


A presidente da Adetur, Vaguinilda Alves Minasi defendeu que a parceria da universidade com o terceiro setor é “essencial para gerar conhecimento e desenvolvimento”. “Por isso, estamos muito felizes que possamos ter essa aproximação e de termos esse projeto em conjunto”, disse ela.


Já Karen Kobilarz, gerente da Adetur Campos Gerais, argumenta que o turismo na região está se estruturando muito bem para receber os visitantes. “Temos muitos atrativos e a parceria dará viabilidade a projetos que temos com os municípios”, explicou.


O professor Helton, que também é coordenador do curso de Jornalismo, vê a iniciativa como positiva para os alunos. “Nosso curso tem como característica a aliança entre teoria e prática. Trabalhamos o turismo dentro de jornalismo especializado e agora, os alunos e alunas poderão aplicar o que aprenderam, sob a supervisão dos professores. Além do mais, nossa região só tem a ganhar com a cooperação”, disse ele. As publicações poderão ser vistas nas próximas semanas na página: https://www.facebook.com/adeturcamposgerais


Sobre o curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo da UniSecal tem nota 4 no MEC e três estrelas do Guia do Estudante. É um curso presencial e somente com professores mestres e doutores. As aulas são no período noturno e com práticas desde o primeiro semestre. As mensalidades são acessíveis e a estrutura é garantida, inclusive com estágio. Para saber mais, acesse: https://unisecal.edu.br/jornalismo/


Sobre a Adetur

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – ADETUR Campos Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, formada por participantes da iniciativa privada, poder público e terceiro setor, sendo reconhecida pelo Ministério do Turismo como Instância de Governança Regional – IGR.


O objetivo da ADETUR Campos Gerais é desenvolver o turismo de forma participativa e organizada, por meio da mobilização de parceiros e integração de atores que trabalham para estimular e fortalecer o fluxo turístico nos municípios, gerando emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.