• Redação

Grupo disponibiliza material para professores de PG e região

Material aborda quesitos sobre a história, física e arte relacionados ao Theremin, o instrumento eletrônico mais antigo do mundo

material aborda quesitos sobre a história, física e arte relacionados ao Theremin, o instrumento eletrônico mais antigo do mundo. Foto: Divulgação

O projeto “Theremin: música e eletrônica no ensino da arte-ciência” agora está finalizado e já pode ser enviado para professores, pedagogos e diretores das escolas e colégios de Ponta Grossa e região! O material, que consiste em um mini-documentário em vídeo e três episódios de um podcast, teve incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), isto é, uma Lei de Incentivo que permite que empresas e pessoas revertam parte do IPTU para apoiar projetos culturais.


O material aborda quesitos sobre a história, física e arte relacionados ao Theremin, o instrumento eletrônico mais antigo do mundo. Segundo Bruno Fernando de Paula, um dos integrantes do grupo que produziu o conteúdo, este projeto pode beneficiar várias disciplinas, como história, artes, ciências, física, etc. Ele reforça que o material é de ótima qualidade, e por estar em formato digital pode ser usado por muitos anos e por uma variedade muito grande de professores.


Gabriel Ramos, responsável pela assessoria de imprensa, captação e edição de imagens, comenta que o material será distribuído para qualquer profissional da educação que tenha interesse em receber. “Inicialmente, estamos entrando em contato com professores e diretores de colégios e escolas de Ponta Grossa, para que seja realizado o envio. Todo o conteúdo também estará disponível gratuitamente no YouTube, para que qualquer pessoa interessada tenha possibilidade de acessá-lo”.


Lucas Andrey, responsável pela sonoplastia e edição de áudio, é formado em música (licenciatura), e comenta que o material de apoio é de extrema importância, e que pode facilitar muito a contextualização de temas relacionados a música e a física. “Nós sabemos que muitas vezes os professores tem dificuldade de explicar temas como escalas musicais, ritmo, afinação e etc. Este material foi pensando justamente para servir como um auxílio para estas situações. Além disso, nós exploramos temas históricos, geopolíticos, físicos e muitos outros”.


O grupo comenta que qualquer interessado em receber o material deve entrar em contato, que o envio será realizado, sempre de maneira gratuita. Os integrantes ressaltam a importância de leis de incentivo cultural, como PROMIFIC. “Não poderíamos deixar de agradecer a Fundação Municipal de Cultura, por todo o serviço prestado com relação ao PROMIFIC, e também aos nossos principais patrocinadores, o Grupo Mercado Móveis e o Colégio Sepam, que possibilitaram a realização desse projeto!” comenta Bruno.


SERVIÇO Para todos que tiverem interesse em obter o material, basta entrar em contato através do número (42) 99134-2486 (Bruno Fernando).


Fonte: Assessoria