• Redação

Fundo de Apoio para as Artes Cênicas recebe inscrições até dia 29

São aceitos projetos para Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos

Iberescena - Fundo de Apoio para as Artes Cênicas recebe inscrições até 29 de setembro. Foto: Reprodução


O ProgramaIberescena2022/2023 – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas segue com inscrições abertas, até o dia 29 de setembro, quinta-feira. São aceitos projetos em três linhas: Criação em Residência, que oferece auxílio de até 10 mil euros; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos, os dois com apoio de até 20 mil euros. A Fundação Nacional de Artes - Funarte representa a iniciativa no Brasil. OIberescenacompleta 16 anos de existência em 2022, buscando estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance na região.


Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma digital disponível no site doIberescena ( www.iberescena.org )e preencher o formulário correspondente à linha desejada. As inscrições vão até o meio-dia do dia 29 (no fuso horário de cada um dos países-membros do programa). Segundo o Iberescena, no caso de a candidatura ser apresentada após a hora referida, mesmo que o sistema da plataforma tenha autorizado a sua submissão, não será considerada válida por se considerar extemporânea (fora do tempo estipulado).


A missão do Programa Iberescena é promover o intercâmbio, a criação e a profissionalização das artes cênicas Ibero-americanas, estimulando a sua circulação, coprodução, investigação e divulgação, reconhecendo a diversidade cultural dos países do Espaço Cultural Ibero-Americano e alinhando as suas ações com a Agenda 2030. O Iberescena integra atualmente a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e 17 países que o financiam — são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.


Na convocatória deste ano, é possível apresentar projetos em formato presencial, virtual ou misto (que contemple as duas modalidades), desta forma, a seguir: participação presencial (inclui deslocamentos internacionais); participação virtual (inclui intercâmbios e desenvolvimento 100% virtual); e participação mista (com fases dos processos virtuais e presenciais). O apoio será atribuído a projetos realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.


Iberescena2022/2023

Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas

Inscrições até o dia 29 de setembro de 2022

Conheça as linhas de apoio:

Criação em Residência Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas Programação de Festivais e Espaços Cênicos

Para se inscrever e obter mais informações: www.iberescena.org

Outras ações, chamamentos públicos e editais da Funarte: www.gov.br/funarte


Da Assessoria