top of page

Fotógrafo Henry Milleo inaugura exposição “Amálgama” na celebração do Núcleo de Cultura da FAUEPG

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 9 de mai.
  • 2 min de leitura

Henry Milleo em sua exposição Amálgama| Foto: CulturAção
Henry Milleo em sua exposição Amálgama| Foto: CulturAção

A sede histórica da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) foi palco, na última quarta-feira (7), da abertura oficial da exposição “Amálgama: Crônicas Fotográficas de Henry Milleo”. A mostra integra as atividades comemorativas pelo reconhecimento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (FAUEPG) como Núcleo de Cultura credenciado pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.


A exposição reúne cinco séries fotográficas desenvolvidas por Henry Milleo, sendo quatro já concluídas e uma ainda em andamento. As imagens retratam com sensibilidade manifestações culturais, aspectos da religiosidade e cenas do cotidiano paranaense — com especial destaque para expressões da cultura caiçara, do universo circense, religiosidade e das tradições populares do estado.



Parte da exposição Amálgama| Foto: CulturAção
Parte da exposição Amálgama| Foto: CulturAção


Durante a cerimônia de abertura, Milleo explicou o conceito por trás do título da exposição. “Coisas diferentes que se misturam, assim como nós brasileiros com vários tipos de cultura”, afirmou o artista, ao comentar sobre o significado de “Amálgama”.


Henry Milleo em discurso na cerimônia de abertura da exposição com o núcleo de cultura FAUEPG | Foto: CulturAção
Henry Milleo em discurso na cerimônia de abertura da exposição com o núcleo de cultura FAUEPG | Foto: CulturAção

A curadoria da mostra foi pensada especialmente para marcar simbolicamente o início de uma nova fase para a FAUEPG, agora oficialmente reconhecida como núcleo cultural. O professor Nelson Silva Júnior, diretor de Assuntos Culturais da UEPG, falou sobre a escolha da obra de Milleo para esse momento histórico.


"A exposição Amálgama – Crônicas Fotográficas, do artista Henry Milleo, foi pensada de duas formas: primeiro, a trajetória desse artista, e a trajetória que ele tem junto à cultura popular, aos eventos de cultura que são desenvolvidos no Paraná, na região aqui de Ponta Grossa, a carreira dele. Ele também está em um momento de comemoração, de um novo ciclo na carreira e a qualidade do trabalho dele... então nós queríamos algo que fosse marcante mesmo para o lançamento. E quando vimos o trabalho dele todo — já conhecíamos —, mas olhamos com esses olhos que querem marcar como ponto de partida um grande evento, ele respondia a tudo aquilo que nós imaginávamos para o evento. Já conhecíamos o trabalho do Henry Milleo. Ele tem uma carreira consolidada e muito bem estruturada. Tudo o que ele fez tem uma alta qualidade artística mesmo. Então acho que ele marca, é o nosso ponto de partida, um ponto inicial muito importante para o núcleo de cultura."


“Amálgama” permanece aberta ao público na Proex até o dia 5 de junho, oferecendo uma oportunidade para que visitantes conheçam de perto o olhar poético e documental de Milleo sobre as múltiplas identidades culturais do Paraná.

Comments


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page