Festival Araucária traz estrelas do audiovisual para Ponta Grossa com oficinas, exibições e debates
- culturacaopg
- 26 de mai.
- 2 min de leitura

De 2 a 8 de junho, Ponta Grossa será palco de uma intensa celebração do cinema com a realização do Festival Araucária dos Campos Gerais, promovido pelo Coletivo Araucária (Ponto de Cultura) por meio da Lei Paulo Gustavo. O evento confirma dois grandes nomes do audiovisual brasileiro entre suas atrações principais: o cineasta Marcos Jorge, diretor do aclamado Estômago, e a produtora Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes.
Reconhecido nacional e internacionalmente, Marcos Jorge é um dos curadores do Cine Passeio, em Curitiba, e dirige atualmente o longa A Arte do Roubo, protagonizado por Débora Nascimento, Carla Diaz e Reynaldo Gianecchini. “A presença de Marcos Jorge reafirma o compromisso do festival com a valorização do cinema paranaense e sua capacidade de dialogar com o público local”, afirma Alisson do Nascimento, artista visual e produtor audiovisual do evento.
Além das sessões abertas ao público, a programação prevê mostras itinerantes em escolas públicas da cidade, oficinas formativas e rodas de conversa com realizadores. Entre os destaques está uma oficina especial com o produtor Bruno Costa.
Segundo a curadora Camila Bourguignon de Lima, a escolha dos convidados busca enriquecer o debate sobre o audiovisual no estado. “São profissionais com décadas de atuação no audiovisual paranaense, com amplo conhecimento do mercado e uma trajetória consolidada”, ressalta.
O ponto alto do festival acontecerá no domingo, 8 de junho, com atividades concentradas entre 15h e 20h. “O grande dia do festival será 8 de junho (domingo), quando Ponta Grossa respirará cinema das 15h às 20h. Além das exibições dos filmes selecionados, o público poderá participar de conversas com nomes importantes do cinema paranaense e curtir uma apresentação musical da banda Tramandaí. Haverá ainda a premiação das mostras Pinhão (Campos Gerais), Galhos Verticais (Paraná) e Floração (Brasil)”, antecipa a diretora do festival, Larissa Clausen.

As exibições principais e o aguardado bate-papo com Marcos Jorge e Claudia da Natividade ocorrerão no Cine PG, espaço recém-reformulado no antigo Centro de Cultura. Para o jornalista Angelo Rocha, membro da equipe do festival, o evento marca uma nova fase na exibição audiovisual da cidade: “Um novo espaço de exibição em Ponta Grossa garante a circulação de conteúdos audiovisuais diversos, abre espaço para o cinema nacional, produções independentes, filmes locais, documentários e mostras temáticas”, observa.
Комментарии