• Redação

Exposição virtual divulga obra de Paulo Leminski a estudantes em PG

A mostra multimídia proporciona imersão no universo artístico, profissional e pessoal do poeta, com destaque para sua atuação e obra diversificadas

A atividade mistura o ambiente presencial com o virtual e faz parte do programa de interações da exposição Múltiplo Leminski. Foto: Divulgação

Estudantes do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, participam na próxima semana de ação educativa diferenciada do Museu Campos Gerais (MCG), que mistura artes e um pouco da história da poesia no Paraná. Essa aula especial de Literatura foca no trabalho voltado ao público infanto-juvenil de um dos principais nomes da poesia no país, o escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989), que também atuou como jornalista, tradutor, biógrafo, roteirista e compositor .


A atividade mistura o ambiente presencial com o virtual e faz parte do programa de interações da exposição Múltiplo Leminski, em cartaz desde agosto no museu da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A mostra multimídia proporciona imersão no universo artístico, profissional e pessoal do poeta, com destaque para sua atuação e obra diversificadas.


Estudantes do sexto ano vão acompanhar direto do auditório do Colégio Sepam um passeio virtual dialogado pela exposição e terão acesso à plataforma de imagens em 360º. Alunos que assistem às aulas de casa também poderão participar. A mediação será do licenciado em História pela UEPG, Ricardo Enguel Gonçalves, integrante da equipe Múltiplo Leminski. A coordenação é da diretora de Ação Educativa do MCG, professora Patricia Câmera.


A programação virtual complementa atividades de formação já em andamento na disciplina de Literatura. “Os alunos dos sextos anos participaram de uma oficina sobre o poeta Paulo Leminski, atividade que explorou a vida e obra do escritor e também a produção de Haicais”, relembra a professora Ana Caroline Neumann. O passeio virtual pela exposição Múltiplo Leminski foi adaptado para o público infantil e ‘leva’ os estudantes, de forma lúdica, para dentro da exposição.


Para a professora, “a visita é muito importante para os alunos, não somente pela grande produção literária, mas também pela riqueza de linguagens artísticas que a exposição abrange. Além de poderem vivenciar a obra do Leminski, um dos maiores escritores brasileiros”. A visita guiada online especial para os estudantes do sexto ano do Colégio Sepam ocorre na manhã do dia 10 de setembro, em três sessões de trinta minutos de duração cada.


Da Assessoria