top of page
  • Foto do escritorRedação

Exposição sobre Carnaval local segue na Proex até nesta terça


A coleção reúne quadros pintados pelo artista Celso Parubocz e fantasias confeccionadas por Ulisses Massinhan

Exposição sobre Carnaval local segue na Proex até nesta terça-feira (28). Foto: Gabriel Miguel

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) trouxe a exposição “Gritos de Carnaval” para a galeria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). A mostra reúne peças ligadas à festa e foi inaugurada em 16 de fevereiro. A coleção reúne quadros pintados pelo artista Celso Parubocz, fantasias confeccionadas por Ulisses Massinhan, com esculturas feitas em materiais recicláveis pelos artistas plásticos curitibanos, Efigênia Rolim e Hélio Lopes. O grupo musical Samba com Dendê se apresentou na abertura da exposição, com músicas típicas de Carnaval.


Na abertura da exposição, a pró-reitora da Proex, professora Maria Salete Marcon Gomes Vaz, ressaltou a importância de acolher diferentes obras e manifestações nos espaços culturais da UEPG. “O Carnaval de Ponta Grossa é histórico e quando é levado para dentro de uma galeria, você reforça a memória sobre essa manifestação cultural”, explica. O diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva, ressalta que a proposta de tirar manifestações de seus espaços comuns, como a rua no caso do Carnaval, e apresentá-las em uma galeria de artes, permite trazer novas reflexões sobre a arte.

O artista Ulisses Massinhan comenta que a oportunidade de mostrar seu trabalho no espaço da Proex o deixou emocionado. “Muitas fantasias que eu crio são usadas poucas vezes, algumas nem são, então é muito importante ter este espaço para mostrá-las”. Ele destaca que a exposição é parte de um esforço de diferentes agentes culturais de Ponta Grossa para retomar o Carnaval após a pandemia.


“Sou um artista nascido em Olarias, berço do Carnaval local, e sempre estive envolvido na festa. Expor uma parte de meu trabalho sobre a data me deixa muito feliz”, declara o artista Celso Parubocz. Ele ressalta que ações como a exposição são necessárias para contar a história do Carnaval de Ponta Grossa, que segundo ele é a maior e mais antiga manifestação cultural na cidade.


A exposição “Gritos de Carnaval” ficará disponível até 28 de fevereiro, na Galeria de Artes da Proex: Rua Sant’Ana, no Centro de Ponta Grossa. O prédio abre entre 9h e 17h e a entrada é gratuita.

Fotos: Gabriel Miguel


Da Assessoria


Comentários


bottom of page