• Redação

Exposição de André Mendes terá visita mediada

Atividades estão dentro do programa Arte para Maiores, destinado a pessoas com mais de 60 anos

MON promove visita mediada, oficina e videoconferência da exposição de André Mendes. Foto: Kraw Penas/SECC

A edição de maio do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada, oficina artística e videoconferência sobre a exposição “Lados Lados”, do artista André Mendes. A visita e a oficina serão no dia 10 de maio, das 14h às 17h, com a equipe do Educativo. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais.


No dia 17 de maio, das 14h às 15h30, haverá uma videoconferência sobre a exposição e a sua poética, com o artista André Mendes e o curador Nei Vargas, que farão um diálogo com os participantes. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online.


André Mendes

Nascido em Curitiba, em 1979. Sua pesquisa e produção são voltadas para desenho, pintura, escultura, instalações e intervenções espaciais. Interessam-lhe a materialidade da cor e seu comportamento como fluido. Seu trabalho transborda e flerta também com as outras superfícies do mundo ao redor – escultórico e arquitetônico. O artista assume a imprecisão que permeia as práticas e promove encontros e experiências entre técnicas e linguagens. André Mendes é um especialista em murais e trabalha em projetos como artista, muralista e arte-educador.


Nei Vargas – Mestre e doutor em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2020, ministrou cursos online de História da Arte e do Colecionismo pela Galeria Aura. É um dos gestores do Coleções em Conexão, grupo com mais de 100 colecionadores brasileiros.


Em 2019, respondeu pela curadoria do ciclo de debates Dinâmicas do Colecionismo de Arte Contemporânea no Brasil, evento integrante da inauguração da Casa do Parque, em São Paulo. É professor do curso de especialização em Peritagem e Avaliação em Obras de Arte, da Universidade Santa Úrsula.


Em cartaz

Apresentada na Sala 11 do MON, a inédita exposição “Lados Lados” reúne obras com diferentes linguagens exploradas nos últimos 22 anos por André Mendes. Na exposição, o artista envolve o público por meio de desenho, pintura, escultura, instalações, mural, além de uma obra digital.


Arte para maiores Em 2019, o programa Arte para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2020, o programa tornou-se online, em decorrência das restrições impostas pela pandemia. Em 2021, retornou em sua versão presencial, seguindo os protocolos de segurança.


MON O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.


Serviço:

Visita mediada e oficina

Data: 10 de maio

Horário: das 14h às 17h


Videoconferência

Data: 17 de maio

Horário: das 14h às 15h30

Inscrições AQUI

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 - Curitiba – Paraná

museuoscarniemeyer.org.br


Por AEN