• Redação

Evento selecionou cervejas oficiais do Buraco do Padre

Atualizado: 13 de ago. de 2021

Degustação às cegas define as cervejas oficiais do parque ‘Buraco do Padre’; confira as escolhidas

Degustação às cegas define as cervejas oficiais do parque ‘Buraco do Padre’. Foto: Laertes Soares

Uma caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 metros de diâmetro, por onde deságua uma cascata de 30 metros de altura em solo arenoso. O Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, no Paraná, passa a contar com quatro estilos de cervejas artesanais que serão “marcas” do atrativo turístico, visitado anualmente por 50 mil turistas do Brasil e do exterior.


Os estilos foram selecionados na última terça-feira (10), em evento promovido pelo Buraco do Padre e pela Associação Ponta-Grossense da Indústria Cervejeira (APIC), com o apoio do Sebrae/PR e a da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa. Na ocasião, foi lançado também o concurso para a escolha do design dos rótulos das cervejas oficiais do Buraco do Padre, aberto para participação popular.


A degustação às cegas foi realizada por um corpo de jurados composto pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; pelo empresário Beto Madalosso, proprietário do Carlo Ristorante e Mada Pizza e Vinho, em Curitiba; pelo secretário Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, que também representou o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC); pelo diretor da Serra Verde Express e da BWT Operadora, Adonai Aires de Arruda Filho; pela influenciadora Giselle Alonso; pelo gestor do Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho e pelo empresário Maurício Dobis, o chef Dobis.


A cerveja Pilsen selecionada foi da OAK Bier. A estilo APA foi da Partner Brewwery House. A Strasburger Cervejaria teve a sua IPA escolhida e o estilo ‘diferenciada’ foi para a Brauerei Schultz. A iniciativa contou com a participação de cervejarias de Ponta Grossa, tendo no total 24 cervejas inscritas.


Para o gestor do Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho, a ação tem como foco a promoção do atrativo turístico e do Município, pela sua vocação cervejeira. “Com isso, os turistas têm a opção de levar um souvenir para sua cidade, presentear ou consumi-lo no próprio parque”, diz.


Na ocasião também foi lançado o concurso para a escolha do design dos rótulos das cervejas oficiais do Buraco do Padre, aberto para participação popular. “Vamos abrir a negociação com as cervejarias que tiveram seus estilos selecionados e a estimativa é que o concurso aconteça em setembro”, antecipa Álvaro. A votação online do melhor rótulo vai contar com a participação da comunidade e deve ser realizada pelo Instagram do Buraco do Padre.


“Além de promover o turismo e o desenvolvimento regional dos Campos Gerais, a iniciativa valoriza a história e a cultura de Ponta Grossa, que é conhecida como um polo cervejeiro. É uma ação que dá ainda mais visibilidade para esses produtos turísticos, levando o nome das cervejarias para outras diversas regiões do Brasil e do mundo”, frisa a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.


A opinião é compartilhada pelo presidente da APIC, Rogério Bortolato Garcia. “O setor cervejeiro tem se profissionalizado e aprimorado cada vez mais e, além disso, Ponta Grossa deve se tornar, em breve, a maior produtora de cerveja do mundo. A parceria com o Buraco do Padre vai render bons frutos para o setor e para o turismo local”, considera.


de Assessoria de Imprensa Sebrae/PR