O estudo longitudinal foi feito com pessoas que tinham 50 anos ou mais
Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.
O estudo longitudinal foi publicado no repositório científico Springer Social Indicators Research e foi feito com pessoas que tinham 50 anos ou mais. “Os resultados mostram que a probabilidade de viver o período mais feliz da vida apresenta uma relação côncava com a idade, com um ponto de inflexão por volta dos 30-34 anos e uma tendência decrescente a partir desse ponto. Retrospectivamente, a meia-idade não é considerada o período menos provável e mais feliz da vida”, segundo a autora do estudo, Begoña Alvarez, professora no departamento de economia aplicada da Universidade de Vigo, na Espanha.
O time de pesquisadores, entretanto, reconhece que uma das limitações do estudo é a habilidade dos participantes de se lembrarem corretamente do passado. A análise pode ir além de apontar a melhor época da vida para que as pessoas a aproveitem devidamente. Os pesquisadores acreditam no uso dos resultados para a elaboração de políticas públicas para a população mais idosa.
Fonte: Exame
Comments