• Hurlan Jesus

Estão abertas as indicações para prêmios culturais

Secretaria Municipal de Cultura lança a abertura das indicações para premiações culturais de 2022

Ao todo são oito categoria, as indicações podem ser feita exclusivamente pelo link da Fundação de Cultura. Foto: Arquivo CulturAção

Na tarde desta sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Cultura, fez o lançamento da abertura das indicações culturais da cidade de Ponta Grossa. Ao todo são oito categoria, as indicações podem ser feita exclusivamente pelo link da Fundação de Cultura.


Ao todo são oito categorias: Mérito Cultural Ribas Silveira, Prêmio Anita Philipowski de Literatura, Prêmio João Pilarski de Artes Visuais, Prêmio Jacob Holzmann de Música, Prêmio Emma Sintani de Dança, Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro, Prêmio Roselei do Rocio Manoel de Artes Populares e Prêmio Especial In Memorian.


Os Prêmios Culturais são entregues anualmente pela Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, durante a programação da Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. O objetivo é reconhecer e incentivar o trabalho e homenagear cidadãos que tenham contribuído para a difusão e desenvolvimento da cultura na cidade de Ponta Grossa.


Os nomes, caso ainda não tenham recebido a premiação, serão analisados e colocados para votação na reunião ordinária nº 246 do Conselho Municipal de Política Cultural, sendo que os premiados serão escolhidos pelos conselheiros.


A justificativa deve conter os feitos realizados por aquele indicado durante o ano de 2021 ou então pelo conjunto de sua obra, com informações concretas que deem embasamento para comprovar a relevância do trabalho realizado, além de sua importância para o desenvolvimento cultural de Ponta Grossa.


Histórico

A honraria, que é entregue anualmente pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) desde 1984, reconhece e valoriza o trabalho dos fazedores culturais em Ponta Grossa. Em 1987, O Mérito Cultural Ribas Silveira foi instituído pela Câmara Municipal através de proposta dos vereadores José Ruiter Cordeiro e Manuel Osório Taques, com a finalidade de homenagear cidadãos ponta-grossenses que tenham prestado relevantes serviços à causa da defesa da cultura em Ponta Grossa.