• Redação

Escritora ponta-grossense lança sexto livro infantil

"Lara, o mar e a tartaruga" está sendo lançado pela Editora InVerso


Foto de Jacqueline de Mattos (autora do livro)
Jacqueline de Mattos é quem está lançando a obra infantil. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Encantamento, luto e consciência ecológica são questões abordadas no novo livro da escritora ponta-grossense Jacqueline de Mattos, que está sendo lançado pela Editora InVerso nesta semana, marcada pelo Dia do Escritor (25 de julho). "Lara, o mar e a tartaruga" narra a história de uma menina que está de férias no litoral paranaense e, durante um passeio com a família, depara-se com uma tartaruga marinha na areia. O encontro é marcado pelo contato com o animal, mas também pela decepção de perceber que ele não tem mais vida. Dessa mistura de sentimentos nasce uma pessoa mais preocupada com as questões ambientais.


Esse é o sexto livro infantil da escritora Jacqueline de Mattos e o primeiro bilíngue (português e inglês). As ilustrações são de Ronald Martins. Jacqueline também é autora de "Caco Adotado: um gato malhado e muito mimado!"; "História de passarinho"; "O dia em que troquei de mãe"; "A riqueza das emoções" e "A Riqueza da doação". Ainda tem participação em uma coletânea de crônicas de vários de autores (Textos sentidos).


A professora e os livros

Jacqueline de Mattos nasceu em Ponta Grossa, onde se formou em Jornalismo e começou sua carreira como professora. Durante muitos anos, morou em Brasília e em Curitiba, onde trabalhou como docente e coordenadora pedagógica. Recentemente, voltou a morar em Ponta Grossa.

A autora conta que o desejo de escrever para crianças nasceu justamente do contato diário com os alunos em sala de aula. "Sempre contei histórias e mediei leitura na escola. Durante esses momentos, chegava a ficar tão encantada com as capas, as ilustrações, as biografias de autores, as histórias, que até parava de ler e ouvia os alunos protestarem: professora, conta logo".

Jacqueline diz que a ideia do livro bilíngue veio da observação de como as crianças de hoje têm facilidade para aprender novos idiomas e como é importante que essa habilidade seja incentivada. "Temos que oferecer recursos para dar asas à imaginação infantil e também para que as crianças possam se desenvolver em todas as suas capacidades", conclui.

O livro pode ser adquirido no site da editora InVerso.