• Hurlan Jesus

Escritora de PG é destaque na literatura infantil

CulturAção conversou com a professora e jornalista Jacqueline de Mattos que apresentou suas obras literárias

Escritora ponta-grossense, Jacqueline de Mattos é destaque na literatura infantil. Foto: Hurlan Jesus

A escritora Jacqueline de Mattos esteve conversando com o CulturAção, e apresentou suas obras literárias além de comentar sobre sua trajetória literária. Jacqueline é jornalista, professora e pedagoga. Segundo ela, sempre se encantou com o mundo da leitura “Eu sempre amei o mundo da literatura, mas o meu interesse foi crescendo quando comecei ser professora do Ensino Fundamental, e aí surgiu a ideia de escrever livros”, comenta a escritora.


A primeira obra da escritora foi “O dia em que troquei de mãe”, a princípio ela apenas escreveu e enviou sem compromisso para uma editora, “Eu apresentei para a editora Ave Maria, perguntando quais eram os requisitos para poder escrever um livro, e eles simplesmente amaram a obra e disseram que o texto era perfeito para a produção”, recorda Jaqueline, que então não parou de produzir obras literárias.


Os perfis dos livros de Jacqueline são lembranças e recordações da infância e da vivência da escritora. Como é o caso da obra “História de Passarinho”, que remete a uma narrativa de seu pai, em que ela transformou em um livro infantil; a obra “Caco adotado, um gato molhado e muito mimado”, faz referência a relação de sua filha com um gato de estimação. Além de outras obras, que traz sua vivência na escola, trazendo a temática do desapego: “A riqueza da Doação”; das emoções e sentimentos: “A riqueza das Emoções”, da sustentabilidade: “Lara, o Mar e a Tartaruga” além de pedagógico: “Venha Conhecer o Paraná”.

Jacqueline Mattos produziu diversas obras literárias, com destaque para a literatura infantil. Foto: Hurlan Jesus

Segundo a autora, a literatura infantil da a possibilidade de trabalhar qualquer tema, até os mais polêmicos, “Você fala sobre diversos assuntos, muitas vezes polêmicos, como a morte, conflito familiar, fome, pobreza, sentimentos, abandono (que estão presente nos livros). Mas do jeito que é abordado o texto juntamente com a ilustração, acaba não se tornando um drama, e traz a reflexão, a curiosidade e o pensamento sobre o tema de maneira mais leve”, comenta Jacqueline.


Jacqueline comenta que a comercialização rotulou os tipos de literatura, porém a literatura segundo ela é universal. “A literatura é universal, a literatura infantil não é só feita para as crianças, mas também para o encantamento dos adultos”, diz a escritora.


Além das obras infantis citadas, Jacqueline de Mattos participou em mais dois livros, sendo convidada a escrever nas obras: “Textos sentidos” e “Mais Vozes”. Abaixo você confere todas as obras de Jaqueline Mattos:


O Dia em que troquei de Mãe

Você já teve vontade de trocar de mãe? Sim, não...? Conheça a história de Bruna que passa por uma experiência muito diferente em sua vida e chega a uma importante conclusão. (link)


História de Passarinho

Leleco menino alegre, gostava muito de brincar com sua turma. Mas, em suas brincadeiras viveu uma situação que transformou sua vida. Quer saber? Leia e descubra o final desta história. (link)


A Riqueza da Doação

A vida de Nina é perfeita! Uma linda casa, brinquedos, amigos, escola e família. Porém, ao ver uma cena na rua ficou triste e pensativa. Tomou então uma atitude que gerou grande alegria. O que será? Descubra ao ler esta história de amor e partilha. (link)


A Riqueza das Emoções

Tudo estava bem... Até que um dia a professora Lina precisou deixar sua turma de alunos. E agora? O que vai acontecer? Tantos sentimentos surgem neste momento, mas você vai precisar ler para saber as surpresas desta história. (link)


Caco Adotado - um gato molhado e muito mimado

A menina e o gatinho... Esta é a história de um encontro muito especial entre Gabi e Caco. Descubra o que mudou na vida dos dois depois que eles se conheceram. (link)


Lara, o Mar e a Tartaruga

O que pode acontecer nas férias em uma praia? Brincadeiras, diversão, aventura e descobertas. Lara, além disso tudo, viveu uma experiência diferente. O que será? Convido você a ler esta história e descobrir a experiência de Lara. (link)


Textos Sentidos

A coletânea apresenta autores que escreveram histórias de seu cotidiano, textos que fazem todo o sentido. Emoção e humor estão presentes nas páginas desta obra. Leia e conheça as quatro crônicas da autora! (link)


Mais Vozes

A antologia Mais Vozes é uma obra que dá voz para os esquecidos de nossa sociedade. Histórias fortes que emocionam. Leia para conhecer cada uma delas. (link)