• Redação

Escolas e instituições podem levar alunos ao ‘Fenata’ de graça

50ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) acontecerá de 8 a 11 de novembro, em Ponta Grossa

Espetáculo ‘Monstro e Cia’ estará presente na cidade ponta-grossense. Foto: João Bozzi.


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) disponibilizou 3 mil ingressos gratuitos para os espetáculos para crianças da 'Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata)'. As peças serão apresentadas no Teatro Marista entre 8 e 11 de novembro, sempre às 14h. Para reservar os lugares, escolas e instituições devem fazer o cadastro pelo formulário on-line clicando aqui.


Na terça-feira (8), o espetáculo será ‘Coração em Chagas’, do Grupo de Teatro Científico da UEPG. A peça, recomendada para público a partir de 15 anos, apresenta a história e as descobertas do cientista Carlos Chagas, por meio de um olhar histórico, artístico, científico e, acima de tudo, humano. O contexto social e a vida cotidiana são a fonte de conhecimento para cientistas que amam, acima de tudo, as pessoas.

Espetáculo 'Coração em Chagas'. Foto: Cristina Cresele.


Já na quarta-feira (9), sobe ao palco a Cia Fluctissonante, de Curitiba, com o clássico ‘O Pequeno Príncipe’. Na peça, duas atrizes e um ator levam ao público a história do 'Principezinho que encontra um Aviador' em meio ao deserto, narrando as aventuras que viveu nos planetas em que passou. Desta vez, entretanto, a trama é encenada em Português e Libras simultaneamente, a fim de unir os públicos surdo e ouvinte na plateia do espetáculo.

Espetáculo ‘O Pequeno Príncipe’. Foto: Elenize Dezgeniski.


‘PaPeLê – uma aventura de papel’, da Téspis Cia de Teatro, de Itajaí (SC), é o espetáculo programado para 10 de novembro. 'PaPeLê' é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco.

Peça 'PaPelê - uma aventura de papel'. Foto: Max Reinert.


Fechando a agenda do Teatro Marista, a Cia Talagadá vem de Itapira (SP) para apresentar a peça ‘Monstro e Cia.’. O espetáculo conta a história de um menino hostilizado pelas outras crianças por sua aparência diferenciada. Um dia ele decide fugir e encontra abrigo em uma casa velha e distante, mais excêntrica do que assombrada, onde acaba se identificando com os moradores, figuras peculiares, as quais lhe ajudam a redescobrir sua autoconfiança e a redefinir a conotação pejorativa da palavra “Monstro”. Trata-se de um espetáculo infantojuvenil inspirado nos tradicionais personagens das histórias de terror, porém, assumem uma releitura contemporânea fundamentada em algumas problemáticas da sociedade contemporânea, que permeiam tanto o universo das crianças quanto dos adultos, abordando por meio do teatro de bonecos temas como preconceito, discriminação e bullying de um modo poético e lúdico, comovendo e divertindo público de todas as idades.


Mostra Especial no Sesc Estação Saudade

Outro espaço que terá espetáculos gratuitos na próxima semana será o Sesc Estação Saudade, com peças abertas ao público sempre às 15h. No caso de grupos (escolas e instituições), o responsável deve realizar o agendamento também pelo formulário on-line no site do Fenata. Na terça-feira (8), a peça será ‘Tucumã & Buriti’, do Grupo Jurubebas de Teatro, de Manaus (AM); na quarta-feira (9), entra em cena ‘Fada Maria’, do Grupo Lampejo, de Ponta Grossa; na quinta-feira (10), é a vez de ‘O Gari’, do grupo Circo Rodado, de Curitiba; e na sexta-feira (11), o público vai poder assistir a ‘Eu, migo e meu umbigo’, de O Bando Pero no Mucho, de Santos (SP).


A Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), com patrocínio da GMAD, Deragro – empresa do Grupo Lavoro, Belgotex do Brasil, Tratornew e Shopping Palladium. Conta ainda com o incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O Fenata tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Marista Pio XII, Fecomércio – Sesc Estação Saudade e Museu Campos Gerais; e promoção da RPC.


Da Assessoria