Escola Municipal, que começou com apenas uma professora em 1972, comemora 50 anos atendendo em tempo integral
Fundada em 1972 como a pequena Escola Rural da Vila Ricci, a atual Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci homenageia seu fundador e comemora 50 anos alfabetizando, orientando e ensinando os alunos da região, em Ponta Grossa. Na manhã desta sexta (02), alunos, familiares, funcionários, familiares do patrono, Secretaria Municipal de Educação e a primeira professora da escola – dona Laurita Braga Kalinoski – se reuniram para celebrar a história da unidade.
Criança, Laurita trabalhava na casa de Cyrillo Domingos Ricci quando o então ferroviário disse à menina que ela precisava estudar. “Ele dizia, ‘quero que você estude e seja uma professora, que eu te darei um lugar para você fazer a escola’. Eu era pequena, estava sozinha, era a única professora. Atendia alunos de até 18 anos, de todas as idades. Fizemos a igreja, mudamos para cá e nos mandaram 10 professoras, nenhuma formada, que foram chegando e eu estudando. Ensinávamos, plantávamos verduras, fazíamos a merenda, aqui era um sítio”, relembra a professora, que começou como leiga e depois cursou o Magistério. “Hoje é uma escola em tempo integral, as pessoas falam muito bem daqui e eu espero viver muito ainda para ver muito mais evolução”, diz a octogenária professora.
Andreza Fornazari da Silveira, atual diretora da escola, destaca a importância da unidade para toda a comunidade. “Pelo lado pessoal, é uma satisfação muito grande estar à frente da escola neste momento, ensinando e educando as crianças. E para a comunidade é uma história, onde para eles passa um filme em que cada um lembra momentos muito importantes de suas vidas, e que farão parte também da vida de nossos alunos, que se lembrarão de tudo com grande alegria”, acredita a diretora.
Atualmente com 380 alunos em 13 turmas, todos estudando em tempo integral, da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, a escola foi ampliada em 2017 e dispõe de ampla estrutura. A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca a união entre escola e comunidade. “Toda a comunidade teve sempre, na escola, um ponto de apoio, uma referência. E assim continua sendo. Comunidade e escola caminham juntas, evoluem juntas e sempre saem fortalecidas quando trabalham em parceria, visando o grande objetivo que é a formação de nossas crianças”, comenta.
Da Assessoria
Comments