top of page
  • Foto do escritorRedação

Equipe do museu Parque Histórico participa de capacitação

O treinamento sobre Introdução a estrutura e Gestão de Museus compõe a programação da formação destinada aos profissionais e estagiários da instituição museal

Equipe do museu Parque Histórico de Carambeí participa de capacitação


O corpo técnico e estagiários do museu Parque Histórico de Carambeí participaram do mini-curso Introdução a estrutura e Gestão de Museus. A atividade integra o treinamento estabelecido para equipe ao longo de 2023.


Historiador e curador do museu, Felipe Pedroso relata que a capacitação por módulos será aplicada por pessoas especialistas nos temas definidos. “Os mini-cursos programados para o ano de 2023 visam dar subsídios teóricos e metodológicos do setor museal para o corpo técnico da instituição. Foram divididos em módulos específicos e contarão com a presença de profissionais experientes em cada área abordada”.


No primeiro módulo, realizado no mês de fevereiro, o historiador apresentou como é constituída a organização de uma instituição cultural. A temática abordada foi pautada nas definições dos órgãos oficiais que regem espaços de memória. “Fiquei responsável por fazer a abertura do projeto ao ministrar o primeiro módulo intitulado Introdução a estrutura e Gestão de Museus. Nele abordei a legislação a que os museus brasileiros estão sujeitos, como o Estatuto dos Museus e alguns documentos importantes a nível global, como o Código de Ética dos Museus e a definição atual de museus do ICOM (Conselho Internacional de Museus)”.


Compreender a estrutura para o funcionamento do museu, como são definidas e estabelecidas cada uma das ações, permitirá ao grupo ter coerência na realização de suas funções. “É de extrema importância que os trabalhadores de museus saibam e conheçam os documentos que direcionam a gestão dessas instituições culturais, dessa forma, realizando um trabalho mais coeso e com atuação clara dentro dos parâmetros estabelecidos por esses documentos, pois instituições museais são organismos complexos e multidisciplinares e necessitam de conhecimento teórico, metodológico e conceitual apurados para a sua aplicabilidade”, finaliza Pedroso.


Da Assessoria

Comments


bottom of page