top of page
  • Foto do escritorRedação

Egressos da UEPG lançam coletânea sobre educação

Ao longo dos anos, além dos autores brasileiros, as obras contaram com participação de pesquisadores do Chile, Moçambique, Colômbia, Equador e Portugal

Egressos da UEPG lançam coletânea sobre educação. Foto: Amanda Santos

O livro ‘Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação’ tem quatro egressos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) assinando artigo na publicação. O lançamento da obra ocorre em 05 de junho.


Os egressos Adriano Charles Ferreira, Aldimara Catarina Brito D. Boutin, Ana Keli Moletta e Fábio Antônio Gabriel – que passaram pela instituição na pós-graduação – e Ana Lúcia Pereira, atualmente coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EaD, são os educadores que contribuíram para a nova edição. Fábio comenta que o trabalho desenvolvido, ao reunir as publicações, tem como objetivo socializar pesquisas em educação, para respeitar e valorizar perspectivas teóricas. “Idealizamos um conjunto de coletâneas que promovesse a interação entre os saberes, a educação e a filosofia. Desde então, anualmente, organizamos uma coletânea ou duas por ano com uma variação de temáticas”, explica.


Ao longo dos anos, além dos autores brasileiros, as obras contaram com participação de pesquisadores do Chile, Moçambique, Colômbia, Equador e Portugal. O intercâmbio de conhecimento enfatiza assuntos como análises sociológicas das desigualdades e políticas educacionais mundiais. “Essa obra é uma parceria que fazemos entre diversas universidades, onde a maioria dos textos são resultados de trabalhos desenvolvidos nos grupos de pesquisa, entre orientadores e orientando”, explica a professora Ana Lúcia.


A obra é prefaciada pela professora Analígia Miranda, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que enfatiza a importância de diversos autores e pesquisadores observarem o tema. “Ao reunir uma multiplicidade de olhares, esta obra instrumenta o leitor para questionar, examinar e fomentar novas perspectivas sobre o campo educacional na sua complexidade e dinamicidade histórica”, completa.


O lançamento acontece no dia 5 de junho, às 20h, na loja das Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium. Na sétima edição, a publicação reúne textos sobre temas contemporâneos da educação, com escritores de todo o Brasil. O livro pode ser encontrado gratuitamente em forma de ebook ou para compra no caso do exemplar físico.


Da Assessoria

Comments


bottom of page