• Redação

Educação de Tibagi realiza projeto para incentivar a leitura nas escolas

Finalidade dessa ação é destacar que a leitura é um processo de construção ativa de sentido e uma prática social que tem fundamental importância em toda sociedade letrada, despertando nos alunos o interesse e o hábito pela leitura utilizando as novas tecnologias

Educação de Tibagi realiza projeto para incentivar a leitura nas escolas municipais. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), trabalha em um projeto que tem como principal objetivo estimular a leitura dos alunos da rede municipal de ensino.


"A prática da leitura estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios. Um dos objetivos do projeto é articular os propósitos sociais e os didáticos, evitando, assim, a fragmentação de conteúdos. Articular propósitos torna o estudante corresponsável pela própria aprendizagem, tornando-a de caráter mais colaborativo e com ações que favorecem conhecimentos em diversas áreas", garante a secretária de Educação, Anne Elize Wrobel.


Tanto as cincos escolas municipais quanto os cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participam da ação. Cada unidade desenvolve um projeto específico de leitura a partir de uma base definida pela SEMEC. Os tablets recém-adquiridos poderão ser utilizados no projeto, além da plataforma árvore.


De acordo com o projeto, os objetivos gerais da proposta são o de despertar o gosto e prazer pelo mundo da leitura; aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los e reparar na beleza das imagens; relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler; e oferecer espaços e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras com diferentes recursos tecnológicos.


Da Assessoria