Redação
Doutores Palhaços inicia processo de seleção 2023
Palestra realizada neste domingo contou com intervenção artística para 90 pessoas

Com as inscrições da seleção de novos palhaços encerradas na última semana, neste domingo (12), a Organização Não Governamental Doutores Palhaços - SOS Alegria realizou o primeiro encontro com os 67 aspirantes a se tornarem voluntários da entidade. O evento que aconteceu no salão de eventos da Igreja São José contou com 90 pessoas, que entenderam um pouco sobre o mundo da palhaçaria, como essa prática foi chegar nos hospitais e também uma introdução sobre o trabalho da organização.
A inscrita, Karolina Maia, comenta que já era simpatizante da ONG e que o primeiro contato com a entidade intensificou este sentimento. “Hoje só confirmei a minha vontade de realizar esse sonho. Tenho muita sede em ajudar. E mais ainda, depois de hoje, é ter certeza do quão enriquecedor será para minha vida”, disse.
Amanda Lourenço, moradora do município de Palmeira, comenta que o propósito e a seriedade do universo da SOS Alegria ficou muito claro, e tudo de forma leve e dinâmica. “Este primeiro encontro foi muito verdadeiro e emocionante”. Concorda Thiago Pereira, que disse que o momento foi muito especial. “Meu coração se encheu de muita alegria, pois é meu propósito também levar alegria com o amor”, destaca.
De acordo com a coordenadora artística da ONG, Micheli Vaz, na palestra deste domingo foi feita uma apresentação tanto da figura do palhaço, como do seu histórico e arquétipo. "Depois disso, falamos sobre o riso, sobre a comédia, sobre o humor e sobre a ética do riso”, explica Micheli, que conta que a recepção dos inscritos foi realizada pelos voluntários atualmente em exercício.
Outro objetivo contemplado no encontro, foi fazer com que os participantes compreendessem o palhaço inserido dentro do contexto hospitalar. “Passamos também um panorama da organização, seu funcionamento, seu propósito institucional, como também as principais normas da ONG”, disse o presidente da entidade, Daniel Silva dos Santos, que complementa que a diretoria da instituição ficou muito contente com a quantidade de inscritos.
Uma intervenção artística surpresa foi realizada em meio a palestra, com o intuito de fazer com que os participantes tivessem um primeiro contato com a linguagem do palhaço, bem como para a compreensão da função social que o palhaço exerce na vida das pessoas.
Micheli adianta que a próxima fase será a de entrevista. Nesta oportunidade, os inscritos vão passar por uma entrevista para que a gente conheça melhor esse candidato, o perfil dessa pessoa, se terá disponibilidade para os treinamentos e para as intervenções nos hospitais.
Fotos: Divulgação
Da Assessoria