top of page
  • Redação

Doutoranda da UEPG recebe prêmio no Canadá

São oito categorias premiadas anualmente, com mais de 400 indicações, e Cristiane foi selecionada na categoria internacional Maucoski

Cristiane Maucoski, doutoranda da UEPG recebe prêmio no Canadá. Foto: Divulgação


Nesta semana, Cristiane Maucoski tem motivos para comemorar. Sua pesquisa foi uma das premiadas no Mitacs Awards for Outstanding Innovation, prêmio concedido por uma organização nacional canadense. Cristiane é aluna do Doutorado em Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGO-UEPG) e realizou mobilidade acadêmica na Universidade Dalhousie, em Halifax, Canadá.


São oito categorias premiadas anualmente, com mais de 400 indicações, e Cristiane foi selecionada na categoria internacional. A cerimônia de premiação aconteceu em 22 de novembro, no National Arts Centre, em Ottawa (CA). “Esse prêmio é concedido a um estudante ou pós-doutorando que obteve uma conquista significativa em pesquisa e inovação por meio de colaboração internacional durante seu projeto”, complementa.


O estudo de Cristiane avalia novos fotopolimerizadores, equipamentos utilizados para endurecer resinas e outros compostos químicos utilizados em consultórios de odontologia. “Com isso, temos o objetivo de diminuir o tempo gasto na cadeira odontológica, ajudando os dentistas a fazer restaurações mais fortes e duradouras, a reduzir o alto número de restaurações de substituição realizadas por dentistas a cada ano e mantendo os pacientes mais saudáveis, o que evita infiltrações, dor e aumento de cárie dentária, que podem ser geradas quando uma restauração não é fotopolimerizada corretamente”, explica.


É uma colaboração internacional: na Universidade Dalhousie, sob a orientação do professor Richard Price; e na UEPG, do professor Cesar Arrais. “O prêmio é o resultado de um trabalho executado com muito empenho e sucesso pela Cristiane”, elogia o professor Cesar. “Essa foi uma importante conquista não apenas para a aluna, mas também para o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG, como resultado do processo de internacionalização em que o Programa está envolvido”. O professor destaca ainda o trabalho conjunto da coordenação do PPGO com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), na operacionalização da política de internacionalização dos programas de pós-graduação, implementada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Pode-se dizer que a doutoranda é “prata da casa”. Cristiane fez a graduação, especialização e mestrado na UEPG e, desde 2020, cursa o Doutorado. Por isso, o sentimento também é de gratidão. “Sou muito grata à UEPG, ao meu orientador professor Dr. Cesar, à coordenadora de curso professora Dra. Nara por toda ajuda e por ter tido essa oportunidade de realizar parte do Doutorado fora e aprender mais sobre fotopolimerizadores e materiais restauradores”, agradece.

Cristiane Maucoski, doutoranda da UEPG recebe prêmio no Canadá. Foto: Divulgação


Mitacs Awards

“O Mitacs é uma organização nacional canadense de pesquisa e treinamento sem fins lucrativos, dedicada a promover colaborações entre a indústria, a academia e governo no Canadá, além de proporcionar redes internacionais de pesquisa entre as Universidades canadenses e o mundo”, explica Cristiane. A organização é financiada pelo Governo do Canadá e de estados canadenses, bem como entidades governamentais de financiamento à pesquisa.


“Os Mitacs Awards são uma oportunidade incrível para celebrar as notáveis realizações de alguns dos melhores e mais inteligentes pesquisadores e inovadores em todo o Canadá”, destacou o Ministro de Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne. “Os vencedores da 12ª edição do prêmio mostram que o futuro do Canadá é promissor, com esses jovens inovadores liderando o caminho”.


O Diretor Executivo (CEO) da Mitacs, John Hepburn, observou a importância de oferecer oportunidades para os inovadores desenvolverem habilidades por meio da parceria estratégica entre empresas, governo e academia. “A Mitacs está honrada em ajudar o avanço da pesquisa crítica e promover o crescimento econômico”, diz.


O prêmio, concedido pela organização todos os anos, celebra as realizações de estudantes, professores e empresas parceiras e reconhece o potencial de inovação destas iniciativas. São seis prêmios voltados para inovações, um para liderança e um para comercialização de uma ideia inovadora.

bottom of page