• Redação

Dia Mundial do Café é comemorado nesta quinta-feira

Veja algumas curiosidades que você não pode deixar de saber sobre a bebida que é a segunda mais popular do mundo, ficando atrás apenas da água

O ato de tomar café se consolidou como um hábito cultural em todo o mundo. Foto: Reprodução

O café se tornou indispensável na vida de muitas pessoas. A bebida famosa por fazer parte da primeira hora do dia e de momentos de conversa no meio da tarde tem três datas comemorativas, uma delas é o dia Mundial do Café, celebrado no dia 14 de abril em todo o mundo.


Com cheiro inconfundível do café solúvel ou até a praticidade do instantâneo, os amantes da bebida não perdem tempo quando o assunto é descobrir quais são as curiosidades e a história da bebida que está presente na xícara de cada um que pode ser consumido quente ou fria.


História do café

O ato de tomar café se consolidou como um hábito cultural em todo o mundo. Até a chegada da bebida ao Brasil, entre lendas envolvendo o grão que se transforma na bebida, intrigas políticas, conflitos sociais. Cada país do mundo deixou um legado para o café.


Alguns registros afirmam que o consumo de café começou por volta de 575 depois de Cristo, nessa época os etíopes alimentavam-se do fruto. Aparentemente, a polpa era consumida nas refeições. Ela era macerada ou misturada em banha. Com os frutos também faziam suco, que fermentado se transformava em bebida alcoólica. Suas folhas também eram mastigadas ou utilizadas no preparo de chá.


Dia Mundial do Café

Em 14 de abril costuma ser celebrado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira mundial celebra a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Esta talvez seja a data mais conhecida quando se trata de referências na internet.


As outras duas datas em que é comemorado o dia da bebida são 24 de maio e 1º de outubro, sendo Dia Nacional e Dia Internacional do Café, que são celebrados no Brasil e também em todo o mundo.


10 curiosidadessobre o café:

  1. O nome cientifico é Coffea Arabica

  2. É o segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro

  3. O café surgiu na Etiópia, quinto país que mais produz o grão no mundo

  4. É a segunda bebida mais popular do mundo, atrás apenas da água

  5. Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil

  6. Ele se tornou requinte nas mesas palacianas após o embaixador turco Suleiman Aga ter presenteado Luís XIV rei da França com grãos de café

  7. Cafemancia é a adivinhação do futuro através das borras de café

  8. Na Turquia, a cultura do café era algo tão sério que foi incluído na legislação uma cláusula que permitia que as esposas pedissem o divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota do produto

  9. Os europeus conheceram o café por intermédio dos árabes, já que o grande polo de comercialização dos grãos era o porto do Iêmen

  10. Seu cultivo ocorre em países quentes da América, Ásia e África, entre os trópicos de câncer e capricórnio

Por NSC