• Redação

Curso de Química Tecnológica lança guia que discute mudanças climáticas

O lançamento faz parte do projeto intitulado “A química tecnológica e as mudanças climáticas

Curso de Química Tecnológica lança guia que discute mudanças climáticas. Foto: Divulgação

O curso de Bacharelado em Química Tecnológica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lança no dia 13 de dezembro um guia informativo sobre as mudanças climáticas no âmbito da química. O lançamento faz parte do projeto intitulado “A química tecnológica e as mudanças climáticas: reflexões e perspectivas dos processos químicos industriais”, desenvolvido pelos alunos do quarto ano.


Conforme explica a organização do evento, o projeto vai ao encontro da discussão global sobre as mudanças climáticas e ações humanas que impulsionam o aquecimento global. O objetivo é fazer uma reflexão sobre as principais conferências globais, para discutir o tema das mudanças climáticas, como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). “Os alunos discutirão os efeitos sociais, ambientais e econômicos relacionados ao aquecimento global”, afirmam os organizadores. A ideia é proporcionar um olhar crítico sobre as emissões de gases de efeito estufa, dos processos químicos industriais e estratégias científicas e tecnológicas para reaproveitamento.


Luiz Guilherme do Amaral, aluno do curso, ressalta que o projeto dá a dimensão dos impactos ambientais que a sociedade causa no mundo. “Como futuros químicos, estaremos na linha de frente e temos o dever de contribuir no combate às emissões de carbono e às mudanças climáticas. É essencial que tenhamos noção do que somos capazes de causar e de como lidar com os problemas ambientais”.


O lançamento do guia, bem como discussões sobre mudanças climáticas, é aberto para a toda a comunidade, com início às 19h e emissão de certificado. Interessados em participar podem se inscrever no link do evento aqui. O projeto é de responsabilidade das professoras do Departamento de Química Suellen Alves e Maria Elena Arrúa Payret.


Da Assessoria/Jéssica Natal