top of page
  • Redação

CulturAção encerra atividades no ano de 2022 com especial do FUC

Programa especial sobre o 34ª Festival Universitário da Canção (FUC) marca o encerramento das atividades do CulturAção dessa temporada

Izabelle Castellari e Hurlan Jesus apresentam a edição especial do programa CulturAção FUC 2022 na TV Educativa na próxima segunda-feira (26). Foto: Edson Silva



O CulturAção encerra suas atividades de 2022 neste mês de dezembro. O portal de notícias especializado em cultura de Ponta Grossa e região (culturacao.com), finaliza suas publicações nesta quinta-feira (22), e o programa na TV Educativa, que encerrou os programas na última semana de novembro, irá apresentar uma edição especial na próxima segunda-feira (26), com as apresentações das 12 canções premiadas do 34ª Festival Universitário da Canção (FUC), a partir das 18h30.


“Vai ser a segunda vez que encerramos as atividades de uma temporada do Programa CulturAção na TV Educativa, com uma edição especial do FUC. É uma forma de prestigiar um dos eventos de uma instituição tão importante da cidade que é a UEPG, além de prestigiar também os músicos da região”, explica Edson Silva, produtor e diretor do programa.


Os trabalhos do culturacao.com, site de notícias especializada em cultura de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, tem suas atividades encerradas nesta quinta-feira (22), e o diretor de jornalismo do site, Hurlan Jesus, faz um balanço do trabalho da equipe, “Foi um ano muito positivo, e o CulturAção vai se efetivando como uma referência midiática de divulgações de eventos, produções e agenda cultural de Ponta Grossa e região”, comenta Hurlan.


As atividades encerram e a expectativa é que o culturacao.com volte em fevereiro, e no mês de abril, o programa volte na televisão. No entanto, são necessárias as aprovações dos editais de incentivo à cultura. “Nos mantemos ao longo dos últimos anos com o recurso do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), e esperamos que consigamos aprovação novamente por este edital da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, e de outros editais no qual fizemos as inscrições”, destaca Edson.


Programa CulturAção está no ar pela TV Educativa desde 2015, o portal de notícia desde 2021. Os dirigentes esperam que as atividades continuem, mesmo com a mudança da direção da TV Educativa das mãos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Tentamos cobrir e divulgar diversos eventos culturais da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, da UEPG, do Sesc, dos produtores e agentes culturais da região. Esperamos que o trabalho continue”, reforça o produtor do programa, Edson Silva.


O CulturAção neste ano teve os trabalhos do diretor e produtor cultural Edson Silva, do apresentador do programa, e editor chefe de jornalismo, Hurlan Jesus. Além das demais jornalistas Izabelle Antunes (apresentadora), Mayara Pontes e Ana Luiza Berteli; dos colunistas e apresentadores dos quadros especializados, Mateus Pitela (cinema) e Silvana Hass (moda); e do cinegrafista Allan Christian.


“Queremos agradecer imensamente a todos que tiveram envolvidos no projeto ao longo do ano. Primeiramente aos produtores e agentes culturais, sem eles, não teríamos o que cobrir, assim como as instituições que fizeram a cultura acontecer em nossa cidade, como a Secretaria de Cultura, UEPG e Sesc; e principalmente a audiência de nossos seguidores, tanto na televisão quanto no site e nas redes sociais”, finaliza Hurlan Jesus.

bottom of page