• Redação

CulturAção encerra as atividades de 2021

Os trabalhos devem voltar no mês de fevereiro, levando mais notícias no âmbito cultural e educacional de Ponta Grossa e região

Diretores do CulturAção comentam sobre o trabalho realizado nesta temporada. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (21) o CulturAção encerra suas atividades nesta temporada de 2021. Este ano, além do programa na televisão, o CulturAção também teve um site, levando notícias no âmbito cultural de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. O projeto pretende voltar no mês de fevereiro através do site culturacao.com e em março na TV Educativa.


“Fechamos o ano com um saldo positivo, além do programa da TV criamos um site para levar ainda mais cultura para o pessoal de nossa cidade”, comenta Edson Silva, produtor e diretor do Programa CulturAção. O programa teve 30 edições na TV Educativa, de abril até o fim de novembro, uma edição especial sobre o Festival Universitário da Canção (FUC), realizado nesta semana, também pela TV Educativa, além de aproximadamente mil notícias relacionados a cultura e a educação no culturacao.com. ao longo de cinco meses (criação do site foi em julho).


Hurlan Jesus, outro diretor do programa, apresentador e repórter fala sobre o crescimento do CulturAção. “No começo do ano nós sabíamos que precisava retomar com o CulturAção pela TV Educativa. Como a questão da covid ainda estava muito presente, a intenção era fazer um programa com entrevistas, trajetórias de agentes culturais e tal. Conforme os casos da covid foram diminuindo, os eventos culturais voltando então foi crescendo ainda mais as pautas. Aí resolvemos criar o culturacao.com, e acho que o CulturAção cresceu ainda mais nesta temporada”.


Edson Silva aponta as dificuldades de trabalhar com cultura no cenário atual, “Infelizmente trabalhar com cultura é muito difícil. Conseguimos estar no ar graças ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific). Precisamos ter mais políticas assim, para valorizar a classe artística e cultural. Ano que vem, também iremos tentar buscar a Rouanet”, ressaltando a importância de editais para a manutenção do projeto.


Além dos diretores, o CulturAção teve a participação de Mateus Pitela, Allan Christian, Diego Alberto (estes já estavam em outras temporadas) Izabelle Antunes, Silvana Hass, Amanda Stefaniak, André Luiz, Alexandre Machado, além de Alberto Portugal e Carlos Schneider trazendo os trabalhos que foram realizados ao longo do ano pela Fundação Municipal de Cultura.


“Os novos integrantes vieram para somar e melhorar o nosso trabalho. Também queremos aproveitar para agradecer a todos: membros da equipe, telespectadores, o pessoal que acompanham nossas redes sociais e princimpalmente aos agentes culturais de nossa cidade, se não fossem eles, não teríamos matérias e trabalhos para divulgar”, finaliza Hurlan.


Para 2022, os meninos esperam que o CulturAção consiga ser aprovado em novos editais para dar sequência aos trabalhos e levar ainda mais cultura e informação para os ponta-grossenses.