• Redação

Confira as principais tendências para a nova temporada

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

O jeans é uma constante diversidade, é um clássico atemporal, que sempre está se adequando aos mais variados estilos. Foto: Reprodução


A moda é um signo de expressão social e cultural de uma determinada época e pode representar ideias, possibilidades, sentimentos, através de roupas, texturas e cores. Atualmente, as pessoas adotam a moda conforme seus objetivos.

Sua interpretação já teve como fundamento a proteção para o corpo, pudor moral as e divisões de classes sociais distintas. Entretanto, a moda encontrou com a passagem do tempo uma nova base para construir seus fundamentos, conceitos de individualidade e de estilo de vida.


Associada a manifestações estéticas como um verdadeiro dispositivo social é capaz de refletir as muitas facetas do comportamento humano e apontar futuras mudanças. Neste sentido, ela desempenha uma dupla função: ao mesmo tempo em que comunica a um grupo preferências e seu prazo de validade está diretamente relacionado à sua disseminação.


A efetivação histórica do fenômeno da moda, não deixa de se ligar à análise das condições socioeconômicas, mas possui uma significação cada vez de maneira mais ampla, englobando fundamentos e aspectos e suas manifestações pelo seu processo de disseminação das tendências de moda. Sendo assim, a moda vem se traduzindo ao longo dos tempos, comportamentos, costumes, expressão do corpo apresentado pela história.


O jeans conseguiu se manter por tantos anos no segmento da moda como um produto de desejo dos consumidores, pois sempre acompanhou as necessidades de quem o usava, passando pelo através dos anos pelo processo da evolução estética.


Nessa temporada, o jeans vem com sua marca registrada, que é a de constante significação do uso. O tecido "jeans" é atemporal porém modelagens ,estas mudam com muita velocidade ganha ares de anos passados, seja como referência ou releituras de "moda retrô '' resgatando estilos.


Como tendência para a temporada, a técnica corte de alfaiataria chega como importante tendência. Relembrando os anos de 1970 bordados feitos à mão, o tie dye tende a aparecer muito nas peças.


Alguns exemplos de peças-chave são: camisa jeans estilo western, as jaquetas em tamanhos maiores "oversized", jaquetas cropped, macacões em shapes diferenciados assim como vestidos. Estas peças que já passaram pela aprovação total e canceladas nas passarelas nos desfiles foram apresentadas para a nova estação.


O jeans é uma constante diversidade, é um clássico atemporal, que sempre está se adequando aos mais variados estilos como o uso do "all jeans" mais do que um modelo de jeans estão modernas e devem tomar conta da temporada, garantindo o sucesso da tendência.


Sendo assim, a moda vem se traduzindo ao longo dos tempos, comportamentos, costumes, expressão do corpo apresentado pela história.


Por Silvana Hass