• Redação

Confira a programação de maio do Museu Campos Gerais

Atualizado: 5 de mai.

Ao todo, ocorrem nas próximas semanas sessões de cinema e debate, visitações livres e dirigidas a exposições, além de conferências e oficinas da 20ª Semana Nacional de Museus

Confira a programação de maio do Museu Campos Gerais. Foto: Arquivo CA

O Museu Campos Gerais divulga agenda cultural do mês de maio. Todas as ações são gratuitas e contemplam o grande público, assim como buscam atender pesquisadores, profissionais do setor, associações e especialistas. Ao todo, ocorrem nas próximas semanas sessões de cinema e debate, visitações livres e dirigidas a exposições, além de conferências e oficinas da 20ª Semana Nacional de Museus.


Na manhã do dia 3, a direção do MCG apresentou uma síntese das ações previstas ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, que participa de palestra na abertura local Semana Nacional de Museus, que nesta 20ª edição discute ‘O Poder dos Museus’.


Para o diretor do museu, Niltonci Chaves, o retorno da agenda presencial deve reforçar o papel formador e extensionista da UEPG tanto na área cultural da região quanto na relação com a comunidade interna. “Em geral nossas ações se dão na interação direta com proponentes do campo cultural e do setor museal no estado, buscando aproximações. Uma diferença nessa retomada é o fortalecimento das programações integradas junto a nossas redes, como a Associação de Museus da Região dos Campos Gerais e a Rede de Museus Universitários do Estado do Paraná”, destaca.

Foto: Divulgação

06/05, sexta-feira, às 19h

Estreia do cineclube Espoletta, em parceria com Museu Guido Viaro e Museu de Ciências Naturais da UEPG. Exibição dos documentários “O Lugar Antes de Mim” (episódio II – A Arte Rupestre nos Campos Gerais) e “Senhora das Imagens”. Após a sessão, conversa com os cineastas Beto Carminatti e Karla Nascimento. Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


07/05, sábado, às 9h30

Assembleia ordinária da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC). Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


13/05, sexta-feira, às 18h30

Exibição de documentário ‘Clube de Preto’ e conversa com Merylin Ricieli dos Santos, integrante do Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade (NUREGS) da UEPG e do Movimento das Mulheres Negras de Ponta Grossa (Moolaadé). Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


16/05, segunda-feira, às 19h – 20ª SNM

Abertura da 20ª Semana Nacional de Museus – ‘O Poder dos Museus’.

Mesa-redonda sobre o processo de restauro da sede histórica do MCG, com o reitor Miguel Sanches Neto, a pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco e o juiz federal Antônio César Bochenek.


17/05, terça-feira, às 9h

Curso dirigido de qualificação (Remup): Identificação de Autenticidade de Obra de Arte. Seti/PR, Polícia Federal e Centro de Ciências Forenses da UFPR.


17/05, terça-feira, às 14h – 20ª SNM

MESA REDONDA – Trajetórias em Acervos, com os professores Ilton Cesar

Martins (Dehis/UEPG) e Elizabeth Johansen (Dehis/UEPG). Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


18/05 – quarta-feira, às 19h – 20ª SNM

Processo de criação e instalação do Museu de Ciências Naturais no complexo de museus da UEPG. Apresentação do livro ‘O Museu de Ciências Naturais – Geodiversidade e Biodiversidade’, com Renê Wagner Ramos (Seti/PR), os professores Antonio Liccardo (MCN), Carla Pimentel (Degeo), Denilton Vidolin (Debio) e o mestrando Christopher Santos (PPGG/UEPG). Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


19/05/ – quinta-feira, às 19h – 20ª SNM

PALESTRA – Patrimônio e Memória, com Leonel Brizolla Monastirsky – Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC). Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


20/05/ – sexta-feira, das 9h às 17h – 20ª SNM

OFICINA – Digitalização de Acervos, com João Paulo Leandro de Almeida (PPGG/UEPG e MCG) e Gabriele Alessandra de Lima Pedroso (MCG). Local: Auditório Brasil Pinheiro Machado.


24/05 – terça-feira, às 14h

Visita da Guarda Mirim à exposição Memórias Entrelaçadas

Local: Salão Saint-Hilaire.

Em cartaz de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.


Exposição Memórias Entrelaçadas

Em cartaz até julho. A mostra exibe ao público pela primeira vez acervos locais e regionais, aquisições recentes em fase de pesquisa e identificação e que começaram a ser trabalhados pelo MCG nos últimos dois anos. A narrativa se sustenta nos núcleos UEPG (reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha e 50 anos do Fenata), fotografia (Foto Carlos e Foto Elite), imprensa (jornais da Casa da Cultura de Castro) e acervo profissional e familiar do publicitário e produtor cultural Fernando Durante. Visitantes podem visualizar documentos, fotos, projeção, textos, QRCode e peças que remetem à história recente do campo cultural de Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais, num recorte que vai de fins do século XIX até a primeira década do século XXI. Um dos intuitos da exposição é estimular a percepção do caráter processual da organização e pesquisa de acervos que envolve os bastidores do trabalho no museu.


Exposição Salus: histórias da saúde em Ponta Grossa

Ao longo do tempo, saberes e práticas populares de cura dividiram espaços com estabelecimentos e profissionais ligados a uma percepção científica de saúde. Quem visita a exposição vai encontrar objetos e espaços que parecem familiares, como a Farmácia Galeno. Seringas, frascos, equipos, receituários, mobílias hospitalares, almanaques, balanças, entre outros objetos, estão presentes em nossas vidas desde que nascemos, mas é importante perceber que antes dos dentistas, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e bioquímicos, havia os curandeiros, as parteiras, as benzedeiras e rezadeiras. As práticas terapêuticas científicas, portanto, não são naturais, mas foram incorporadas a partir de um longo processo educacional, social e cultural. A mostra exibe também os módulos Wanda de Aguiar Horta e Cândido de Mello Neto, que expressam, respectivamente, a institucionalização do campo da enfermagem e da psiquiatria.


Exposição Intelectualidades: trajetória de Wilson Martins

A mostra localizada nos Arquivos Históricos Hugo Reis reúne documentação, peças e parte da biblioteca do escritor e crítico literário Wilson Martins (1921-2010). O conjunto remete ao contexto de produção de uma de suas principais e mais famosas obras, ‘A História da Inteligência Brasileira’ – a esse respeito, pode-se visualizar mapa conceitual emoldurado que orientou a produção, além de fichário bibliográfico. Destaca-se, ainda, a presença de fotos, prêmios e condecorações da trajetória desse intelectual de expressão no estado, tendo atuado como professor na Universidade Federal do Paraná e como docente convidado em instituições internacionais. Na sua juventude, Martins estudou no Colégio Regente Feijó e trabalhou como redator no jornal Diário dos Campos.


Visitais de grupos escolares precisam ser agendadas com antecedência pelo e-mail: museucamposgerais@uepg.br.


Pesquisa no acervo

Pesquisadores devem agendar visita para consulta ao acervo pelo formulário eletrônico:

https://forms.gle/rW6EuZfFNj8QX8wi6


Onde?

Museu Campos Gerais

Rua Engenheiro Schamber, 686. Centro. Ponta Grossa – PR.

CEP 84010-340

(42) 3220-3470

museucamposgerais@uepg.br

instagram.com/museucamposgerais

uepg.br/museu


Da Assessoria