top of page
  • Foto do escritorRedação

Concerto da Orquestra Sinfônica do PR terá repertório de sete compositores

O programa, sob regência do maestro convidado João Maurício Galindo, propõe uma volta ao mundo com compositores de diversos países, representando desde a música clássica até a contemporânea brasileira

Concerto da Orquestra Sinfônica terá repertório de sete compositores no domingo. Foto: Maringas Maciel


A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (16), às 10h30, um concerto com repertório de sete compositores diferentes no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), do Teatro Guaíra. O programa propõe uma volta ao mundo com compositores de diversos países, representando desde a música clássica até a contemporânea brasileira.


A condução fica por conta do maestro convidado, João Maurício Galindo, que irá interagir com o público, comentando e explicando as obras.


Entre os compositores estão os estrangeiros estão o finlandês Jean Sibelius; os franceses Georges Bizet, Emmanuel Chabrier e Charles Camille Saint-Saëns; e o mexicano Arturo Márquez. Os brasileiros estão representados por José Domingos de Morais e Severino Dias de Oliveira, muito mais conhecidos como Dominguinhos e Sivuca, respectivamente. “Esse concerto promete ser uma viagem, destacando o trabalho de compositores de vários países”, diz Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Tteatro Guaíra (CCTG).


Interação

Galindo fará comentários entre as obras, tornando o espetáculo uma oportunidade de aprendizado, confirmando que a música no teatro é para todos. “Uma tem melodia mais bonita, outra mais vibrante, outra mais solene. Vou procurar mostrar isso para o público, que a música também pode contar histórias. Tem uma que se chama Dança Macabra, de Saint-Säens, que apesar do nome não é assustadora, mas divertida”, diz o maestro.


Segundo o diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, o maestro convidado tem experiência em interação com o público, o que facilitará a experiência musical dos espectadores, principalmente aqueles iniciantes em desbravar o universo erudito.


“João Maurício Galindo tem um programa sensacional na Rádio Cultura FM de São Paulo chamado Pergunte ao Maestro, onde ele responde as perguntas básicas da população sobre a participação do maestro frente a uma orquestra, e sobre as músicas que serão executadas. A interação dele com a plateia é muito interessante”, afirma.


Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Data: 16 (domingo)

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba

Classificação: sete anos

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) na bilheteria ou pelo Ticketfacil


Por AEN

Comments


bottom of page