Com trajes caipiras e muito bom humor, Doutores Palhaços promovem festejos juninos em hospitais e lares de longa permanência em PG
- culturacaopg
- 2 de jul.
- 2 min de leitura

A última semana de junho foi marcada por música, cores e sorrisos nos hospitais de Ponta Grossa. Integrantes da ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria percorreram unidades de saúde e instituições de longa permanência da cidade com um animado cortejo junino, transformando os ambientes hospitalares em espaços de alegria, afeto e acolhimento.
A ação itinerante, parte do trabalho contínuo da organização, levou personagens caracterizados com roupas típicas das festas juninas a diversos locais, como Hospital Santa Casa, HUMAI-UEPG, São Camilo, Bom Jesus e a Instituição de Longa Permanência para a Pessoa Idosa São Vicente de Paulo, além de atingir alas específicas como oncologia, hemodiálise, consultórios e setores de internação. Ao todo, mais de 500 pessoas foram impactadas pela visita.
Com músicas tradicionais, danças e brincadeiras, o grupo reforçou sua missão de usar a arte como uma ponte entre o cuidado emocional e o tratamento médico, oferecendo experiências que vão além do entretenimento.
“A internação hospitalar é sempre um momento delicado, carregado de ansiedade e estresse para os pacientes e também para seus familiares. Humanizar esses espaços é essencial para promover bem-estar e, consequentemente, colaborar com o tratamento”, destaca Micheli Vaz, coordenadora artística da ONG.
A coordenadora também comenta como o projeto trabalha elementos da cultura brasileira como ferramentas de aproximação e cura simbólica.“A atmosfera festiva das festas juninas permite gerar integração, descontração e leveza. A música, as danças e as brincadeiras típicas fortalecem a identidade cultural e criam um ambiente mais humanizado, tanto para os pacientes quanto para as equipes de saúde”, ressalta Micheli.
A ação integra o Plano Anual “Salvando Risos”, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac nº 248282), com patrocínio das empresas DAF Caminhões, PACCAR Financial e Grupo Barigui. O projeto também conta com o apoio do Premium Vila Velha Hotel e produção executiva da ABC Projetos Culturais.
Comments