top of page
  • Redação

Com o tema "Bichos do Paraná", CJAP promove premiação e exposição de desenhos

Abertura da mostra e a premiação acontecem no sábado (10), no Canal da Música, em Curitiba. Participantes pesquisaram e retrataram importantes figuras paranaenses

Com o tema "Bichos do Paraná", CJAP promove premiação e exposição de desenhos. Foto: CJAP



Acontece no sábado (10), às 10h30, no Canal da Música, em Curitiba, a abertura da exposição “Bichos do Paraná: Personalidades", evento conjunto à premiação do 3º Concurso Paranaense de Desenho, iniciativa promovida pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP).


Nesta terceira edição, o concurso levou os participantes a pesquisarem e retratarem importantes figuras paranaenses, com o tema “Bichos do Paraná”, que faz referência à música de João Lopes, que cantava “eu não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná”.


“Sejam elas pessoas conhecidas ou que ainda são anônimas, são personalidades que trazem inspiração para essas crianças e adolescentes”, diz Adriana Cichocki, responsável pela comissão organizadora, reforçando o caráter didático do evento.


Centenas de desenhos participaram do concurso. Dentre esses, 40 foram selecionadas para integrar a exposição, que fica em cartaz até 23 de janeiro de 2023.


No dia da abertura, também serão divulgados e premiados os três primeiros colocados nas categorias Infantil e Juvenil, além da presença de diversos homenageados. Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, convida a todos para atestar a qualidade dos trabalhos. “A mostra apresenta surpreendentes retratos de artistas, intelectuais, lideranças e muitos outros paranaenses que inspiram e seguem construindo o nosso Paraná”, afirmou.


Premiação

A comissão julgadora é formada por agentes da cena cultural: os artistas Ana Laura Torquato, Ana Lígia de Souza Mello, Lavalle, Marcelo Conrado e Sabine Feres, que elegeram as 40 obras selecionadas – 20 da categoria Infantil e 20 da Juvenil.

Além de participarem da exposição, os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma mesa digitalizadora, prêmio viabilizado pela Associação de Pais e Amigos do CJAP em parceria com a XP-Pen, fabricante do eletrônico.


“É um mundo que se abre para os primeiros colocados, que poderão soltar toda a sua criatividade por meio da arte digital, e continuar a desenvolver o seu estilo artístico em novos formatos”, disse Luiz Vidal.


CJAP

O Centro Juvenil de Artes Plásticas, idealizado pela educadora Eny Caldeira e pelo artista e educador Guido Viaro, é uma instituição que se dedica à educação inicial do ensino artístico, propondo a transversalização da arte para crianças e jovens. Em seu espaço acontecem oficinas e atividades que constroem o referencial e aprendizado artístico dos aprendizes, em uma dinâmica de entendimento acessível e comunitário.


Serviço:

Abertura: 10 de dezembro, às 10h30

Exposição: de 12/12 a 23/01/2023

Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba

(41) 3331-7400


Por AEN

bottom of page