top of page

Clássico de Brecht retorna aos palcos com nova temporada do Grupo de Teatro Universitário da UEPG

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 30 de mai.
  • 3 min de leitura

Foto: Rodolfo Justamand | Divulgação
Foto: Rodolfo Justamand | Divulgação

O Grupo de Teatro Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (GTU-UEPG) está de volta com uma nova temporada da peça “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não”, de Bertolt Brecht, sob direção de Gabriel Vernek. A montagem, que estreou no FENATA em 2024, ressurge em 2025 com um novo elenco, diferentes abordagens cênicas e incentivo do programa municipal PROMIFIC, voltado à valorização da cultura local.


A obra, um dos marcos do teatro épico, coloca em cena uma jornada que desafia valores morais e decisões coletivas. Um menino adoece enquanto caminha com um grupo em busca de remédios para sua mãe, e os demais precisam decidir se continuam ou não a missão — sabendo que levá-lo pode colocar tudo a perder. A dramaturgia se estrutura em dois atos espelhados, com finais distintos que instigam a plateia a refletir.


Para o diretor Gabriel Vernek, o espetáculo fala diretamente com todas as camadas do público:“Essa peça é um clássico do teatro épico de Brecht, sendo um texto que convida o público a refletir sobre o nosso lugar na sociedade. A forma como o grupo estruturou o espetáculo propõe momentos de alegria, crítica e valorização da linguagem, e o público vai se divertir e vai se surpreender com o avanço que o GTU teve de um ano e meio pra cá", afirma.


A nova temporada também se propõe a dialogar com diferentes espaços da cidade, ultrapassando os limites do palco tradicional da universidade. O grupo, formado por mais de vinte integrantes, levará a peça a locais como o SESC Estação Saudade, o Cine Teatro Ópera e o CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrados.“Estamos preparados para fazermos 8 apresentações na cidade, e muito dessa expectativa é entender como a peça vai se relacionar com outros espaços físicos e outras arquiteturas teatrais, pois nossa montagem realiza apropriação da arquitetura cênica, sendo sempre ensaiada e apresentada no grande auditório da UEPG”, explica Vernek.


A trilha sonora tem papel central na encenação. O diretor musical Raylan Marinho, estudante de música da UEPG, explica que a criação das canções originais foi parte fundamental do processo criativo.“A questão musical é uma das peças centrais dessa peça. ‘Aquele que diz sim, aquele que diz não’ foi criado como uma ópera escolar e aí quando se fala em uma ópera a gente pensa em música. O próprio Brecht quando escreveu a peça elaborou algumas canções, e no processo de direção com o Gabriel, nós fomos criando nossas próprias canções originais”, conta. Ele destaca que as letras, melodias e instrumentos foram desenvolvidos em sintonia com a proposta cênica.


Responsável por reestruturar o grupo em 2023, Daniel Frances, ator e produtor artístico do projeto, defende o impacto das temporadas regulares na formação de plateia.“Quando você faz uma temporada de apresentações, você demonstra para a cidade e até para o elenco que a arte tem sentido, que vale a pena ser vivida e que ela precisa ser vivida em toda integridade", declara.


Para Frances, o grupo universitário cumpre uma função essencial na vida cultural da cidade: “O GTU continua pulsante, ele vem pra mostrar o quanto a arte é dignificante, o quanto a arte é empática e o quanto a arte dá um sentido à vida”, afirma.


As apresentações são gratuitas, com datas e locais distribuídos por diferentes pontos culturais de Ponta Grossa. O espetáculo contará com intérprete de Libras na sessão do dia 8 de junho, garantindo acessibilidade ao público surdo.



Cartaz “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não” | Divulgação
Cartaz “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não” | Divulgação


SERVIÇO – TEMPORADA “AQUELE QUE DIZ SIM, AQUELE QUE DIZ NÃO”

AUDITÓRIO DA UEPG CENTRAL

  • 05, 06, 07 de junho às 20h

  • 08 de junho às 18h (com intérprete de Libras)

CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrados

  • 15 de junho (domingo) às 17h e às 19hEndereço: Rua Dr. Colares, 811 – Centro

SESC Estação Saudade

  • 22 de junho às 16h

Cine Teatro Ópera

  • 28 de junho às 20h


Projeto realizado com incentivo do PROMIFIC– Prefeitura de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural.

Realização: Grupo de Teatro Universitário da UEPG

Apoio: Atteliê Criativo, CECI, UEPG, PROEX, DAC

Patrocínio: GMAD

Incentivo: PROMIFIC – Prefeitura de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural


Com informações: Assessoria

Commenti


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page