CECI em Cena celebra sua 20ª edição com mostra teatral repleta de clássicos e novos talentos
- culturacaopg
- há 6 dias
- 3 min de leitura

O Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI) realiza, de 1º a 12 de julho, a 20ª edição da Mostra “Ceci em Cena”, reunindo uma série de espetáculos teatrais encenados por alunos das diversas turmas da instituição. As apresentações acontecem no Teatro CECI, localizado na Rua Doutor Colares, 811, em Ponta Grossa, com ingressos a R$ 25 (meia antecipada) e R$ 50 (inteira). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 99991-1652, pelo Instagram @teatro.ceci ou no site www.cecipg.com.br.
A programação contempla espetáculos criados a partir de grandes clássicos da dramaturgia e do universo infantil, explorando diferentes gêneros e estilos. “Os cursos de teatro do CECI são semestrais e abrangem as modalidades cênicas de iniciação para crianças a partir de 07 anos, expressão para adolescentes e encenação teatral para adultos”, explica Heloísa Freshe Pereira, fundadora e diretora geral da escola.
“Cada módulo é conduzido por um instrutor diferente e ao final de cada semestre acontece uma Mostra Teatral no próprio teatro da instituição. A equipe de instrutores é orientada a perceber o aluno em sua singularidade: seus potenciais e suas dificuldades, para desenvolver um trabalho artístico de qualidade, cabendo ao instrutor orquestrar essas potencialidades e incentivar seu desenvolvimento”, afirma Heloísa.
No sábado (05/07) e também no dia 12, o público poderá conferir “As Iludidas”, farsa contemporânea escrita e dirigida por Wilton Paz, inspirada em “As Eruditas”, de Molière.
No domingo, 06/07, às 16h, e também na sexta-feira seguinte, 11/07, às 20h30, a criançada poderá assistir ao conto “O Gato de Botas”, com texto de Ana Baldani inspirado na tradução de Pedro Bandeira.
Na terça-feira (08), às 20h30, o destaque é para “Matilda: O Musical”, montagem da turma infantil sob direção de Leandro Wenglerak, baseada na obra de Roald Dahl.
No dia seguinte (09), é a vez da comédia dramática “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, ganhar o palco com direção de Ana Baldani.
No dia 10/07 será apresentada a montagem de “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht, com direção de Rafael Pedretti, voltada ao público a partir de 14 anos.
Ao longo das últimas duas décadas, a mostra se tornou um importante marco na agenda cultural da cidade. “A Mostra Ceci em Cena representa o resultado do que foi transmitido de conhecimento aos alunos e é promovida duas vezes ao ano, no fim de cada semestre. Desde 2013, o CECI, pioneiro em escola de teatro e mostras teatrais na região dos Campos Gerais, já realizou cerca de 250 espetáculos, que reuniram um público de aproximadamente 30 mil espectadores”, conta a diretora.
Mais do que uma vitrine para o talento de alunos e instrutores, o evento também reafirma o compromisso do CECI com a formação cidadã. “Aprender arte envolve conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Ao participar de atividades teatrais, o aluno tem a oportunidade de se desenvolver de maneira responsável, aprendendo a ouvir, a escolher e ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações e ampliando a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação”, destaca Heloísa.
Finalizando, a diretora reforça a missão da instituição. “O Ceci é um espaço aberto às investigações artísticas com a missão de promover e divulgar a pesquisa das artes cênicas e contribuir para uma prática ética, orientada para a formação social através da arte e comprometida com a melhoria da qualidade de vida de nossa cidade”.
Comments