top of page
  • Foto do escritorRedação

Casa Gomm abre exposição com arte inspirada em cavernas

A mostra faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e das atividades do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Casa Gomm recebe exposição com arte inspirada em cavernas Foto: Kraw Penas

A Casa Gomm, sede da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), da Secretaria estadual da Cultura, abre a partir desta segunda-feira (5) a exposição coletiva "Espeleo Artes Visuais". A mostra faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e das atividades do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que este ano está sediado na capital paranaense.


Nesta edição, um dos braços inovadores do congresso são as atividades da EspeleoArte, que se propõe a divulgar o universo subterrâneo por meio de eventos artístico-culturais para a população de um modo geral, saindo das fronteiras do Congresso e utilizando espaços públicos conhecidos da cena cultural.


A iniciativa conta apoio com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura.


A exposição da Casa Gomm é composta por obras de 17 artistas de diferentes regiões do Brasil inspiradas no universo subterrâneo, resultados de meses de trabalho. Algumas delas, inspiradas em experiências próprias em cavidades, outras em uma imersão de dois dias em cavernas do Paraná, no Parque Natural Municipal das Grutas do Bacaetava em Colombo e no Parque Estadual de Campinhos em Tunas do Paraná (Região Metropolitana de Curitiba), assim como de um minicurso teórico ministrado pelo espeleólogo Paulo Rodrigues Simões.


A Gruta do Bacaetava em Colombo, a Gruta dos Jesuítas em Tunas, e a Gruta da Lancinha em Rio Branco do Sul foram fonte de inspiração para alguns artistas. Fazem parte do coletivo os artistas André Brik, Birgitte Tummler, Carlos Alberto Colzato, Claudia Lara, Emerson Oliveira, Hortencia Bueno, Julia Ishida, Lavalle, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, Luiz de Souza, Márcia Széliga, Osmar Carboni, Pirilo, Raro de Oliveira, Regina Nunes, Rogério Borges e Sandra Hiromoto. "Essas artes têm o objetivo de expressar, encantar e sensibilizar com esse patrimônio natural tão importante, que são as cavernas, e buscar a compreensão para sua conservação", afirma Birgitte Tümmler, curadora da mostra e coordenadora do EspeleoArte.


Serviço:

"Espeleo Artes Visuais"

Data de abertura: dia 5 (segunda-feira), às 19h – até 15 de agosto

Horários: segunda à sexta, das 9h30 às 17h30

Local: Casa Gomm. Rua Bruno Filgueira, 850. Curitiba. Paraná

Entrada: gratuita com acessibilidade

Programação completa disponível AQUI.


Por AEN


Kommentare


bottom of page