• Redação

Carambeí presta homenagem aos imigrantes nesta quarta

Solenidade ocorrerá no Parque Histórico e contará com apresentação musical

Solenidade ocorrerá no Parque Histórico e contará com apresentação musical. Foto: Divulgação

A prefeitura de Carambeí realiza, neste mês de abril, uma homenagem aos imigrantes de todas as etnias que fazem parte da história de Carambeí. A iniciativa é organizada em alusão aos 111 anos da Imigração Holandesa na cidade. A solenidade acontecerá nesta quarta-feira (27), no Parque Histórico de Carambeí, e contará com apresentação musical do Grupo ‘Soli Deo Gloria’.


A diretora do departamento de Cultura, Marli Menarin, explica que Carambeí é o berço da imigração holandesa no Paraná, porém é importante também homenagear as outras etnias que estão presentes no município. Ela cita que os imigrantes portugueses e italianos que estão mais na região rural do Catanduvas tiveram uma expressiva participação no desenvolvimento econômico e cultural de Carambeí.


"Nós temos na comunidade descendentes de poloneses, alemães e também a presença de asiáticos, haitianos e africanos. É importante que todos sejam valorizados e homenageados neste mês em que comemoramos os 111 anos da imigração holandesa, que foi fundamental para o desenvolvimento principalmente agropecuário de Carambeí e toda a região dos Campos Gerais", ressalta Marli.


Nesta oportunidade as homenagens serão estendidas a Bernhard Richard Ksinski (in memorian) representado pela neta Marlene Ksinsik (Alemanha),Tereza Ventura (Portugal), Amin Bosmuller (Áustria), Rosa Spinardi (Itália), Juan Segura Iparraguirre (Peru), Jacob Zijlstra (Holanda), Ali Hasan (Ásia), Helena Tabor (Polônia), Georges Charles Meytre (in memorian) representado pelo neto Pierre Meytre (Suíça), Adrian Collantes (Cuba) e Saul Mardi (Haiti).


Da Assessoria