• Redação

UEPG promove 33ª Semana Acadêmica de Estudos em Biologias

O evento é organizado pelos cursos de bacharelado e licenciatura e é totalmente on-line e gratuito

Ciências Biológicas promove 33ª Semana Acadêmica de Estudos em Biologia. Foto: Jéssica Natal

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, de 8 a 12 de novembro, a 33ª Semana Acadêmica de Estudos em Biologia (Saeb). O evento é organizado pelos cursos de bacharelado e licenciatura e é totalmente on-line e gratuito.


Sob o tema ‘Fake News. Negacionismo. Mudanças Climáticas: e agora, José?’, o evento traz minicursos com palestrantes durante toda a semana. De acordo com Lívia Mendes Pedroso, membro da comissão organizadora, o evento busca reforçar aos estudantes e entusiastas o papel das ciências biológicas na sociedade. “Queremos aproximar o conhecimento acadêmico dos problemas reais e trazer ferramentas, para que os futuros profissionais saibam lidar com os problemas contemporâneos, como fake news, negacionismo e mudanças climáticas”, destaca.


“Esse tema surge em meio a uma inversão de valores que estamos vendo nas mídias e nas redes sociais”, ressalta Vitória Bonfim Iurk, aluna do curso. Para ela, a ciência vive um momento de massacre e distribuição em massa de notícias falsas sobre a realidade atual.


“Isso acaba, de maneira muito rápida e ampla, depreciando e desacreditando a fala de alerta dos pesquisadores, principalmente brasileiros”, reflete. Interessados em participar dos minicursos devem se inscrever no link. As aulas acontecem via Google Meet, com os temas A ciência no olhar do design, o design no olhar da ciência; Atenção plena – Mindfulness; e Introdução ao Programa R.


A Semana faz parte do 6º Fórum Multiprofissional Sebisa, que reúne semana acadêmicas dos cursos do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.


Da Assessoria/Jéssica Natal