top of page
  • Hurlan Jesus

Banda Hoovaranas lança single nesta sexta (09)

A canção fala sobre metamorfose, alguém que precisa superar a insegurança, reconhecer os erros do passado e mudar seu jeito de viver

Formada por Jorge Bahls (baixista), Rehael Martins (guitarrista) e Eric Santana (baterista), a banda Hoovaranas já é conhecida internacionalmente, sendo citada pela Rolling Stone Francesa. Foto: Divulgação



Após o lançamento de "Alvorada", segundo álbum da banda instrumental de Post-Rock, Hoovaranas. O trio ponta-grossense se prepara para lançar seu mais novo single e o primeiro com vocal/letra, "Me Joguei", com participação especial de Raphael Vaz, vulgo "Fefel" (baixista do Boogarins) na voz e Synth. A canção fala sobre metamorfose, alguém que precisa superar a insegurança, reconhecer os erros do passado e mudar seu jeito de viver. Lançamento ocorre nesta sexta-feira (09) nas plataformas digitais.


Raphael Vaz (Fefel), baixista da banda Boogarins, explica como conheceu o trio musical ponta-grossense, “Tive a sorte de estar em um evento da 'Porta Maldita' (encontro de músicos) em junho deste ano, e foi uma grande surpresa assistir ao show da Hoovaranas. Além de tocarem muito bem, dava para perceber o frescor e a energia da juventude que pegou toda a plateia. Parecia uma baita descoberta. E entre uma música e outra, faziam piadas espontâneas com um sotaque muito doido. Tava tudo muito diferenciado”, relembra o músico.


Após ver a apresentação da banda Hoovaranas, Fefel chegou próximo aos meninos para parabenizar, foi quando o trio comentou serem fã da banda Boogarins. “Como gostavam da minha banda, pedi encarecidamente para deixarem eu fazer uma participação qualquer, que fosse ao menos um solo de uma nota só. Para minha surpresa, meses depois, chegaram com uma bonita canção do Rehael, praticamente pronta, e me pediram para cantar” explica Fefel.

Registro do encontro da banda Hoovaranas com o músico Raphael Vaz (Fefel) da banda Boogarins. Foto: Divulgação


Formada por Jorge Bahls (baixista), Rehael Martins (guitarrista) e Eric Santana (baterista) no início de 2018 em Ponta Grossa, interior do Paraná, a Hoovaranas vem conquistando cada vez mais espaço na cena independente e alternativa brasileira com suas canções instrumentais que mesclam Post-Rock, Jazz, Rock Progressivo, Shoegaze, Rock Psicodélico e Música Popular Brasileira.


As músicas do trio são recheadas de elementos que naturalmente despertam a curiosidade sobre quem são e como Hoovaranas pensam música, tão logo se torna audível a conexão e sinestesia entre os integrantes, que surpreendem pela técnica e pela emoção com que se expressam, individual e coletivamente.


Após o debut "Poluição Sonora" lançado em 2019, o trio realizou várias apresentações no sul e sudeste brasileiro, incluindo shows na Casa do Mancha em São Paulo/SP, no icônico 92 Graus em Curitiba/PR, além de apresentações em festivais como o Festival de Música de Ponta Grossa/PR e o Festival Revirada em São Francisco do Sul/SC. Com o EP audiovisual "Isolamento", lançado em 2020 no auge da pandemia, o trio mostra sua versatilidade apresentando canções instrumentais utilizando somente violões numa pegada mais lo-fi, experimental e introspectiva.


Após quase 2 anos sem apresentações e sem lançamentos, a Hoovaranas apresenta o seu mais novo e segundo disco, Alvorada. Sem nenhuma palavra pronunciada durante os 43 minutos do disco, suas canções abordam sobre esperança, potência e a energia necessária para enfrentar o caos diário brasileiro, tudo com muito estilo e vivacidade.


Apesar de jovens, a experiência conquistada pelo trio transparece no imprevisível Alvorada, mostrando o potencial que se concretiza: Hoovaranas se construiu, se reinventou e agora alcança seu ápice. Entre picos de doçura, calmaria e explosões desmedidas, coloridas, com reverbs, delays e ecos calculados que soam orgânicos, as harmonias construídas com cuidado foram criadas para hipnotizar e imergir o ouvinte em cenários que se transmutam através de cores e formas, enquanto um novo dia se prepara para nascer.


Confira abaixo, o mais novo trabalho da banda Hoovaranas, a canção "Me Joguei", primeira canção com vocal, após 4 anos sendo apenas instrumental



bottom of page