• Redação

Banda Casa Cantante lança novo álbum

Formada por músicos de Ponta Grossa, a banda fará turnê, realizando shows em sete cidades do Paraná

Com músicas que fazem adultos e crianças cantarem e dançarem, o álbum também foi pensado para auxiliar professores das mais diversas áreas da educação, da musicalização infantil às ciências biológicas. Foto: Divulgação

A Banda Casa Cantante faz música para crianças de todas as idades e agora chegou a vez do Norte Pioneiro do Paraná conhecer e se surpreender com o grupo ponta-grossense, formado por Juliani Ribeiro e Joãozinho. Com projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), do Governo do Paraná, e patrocínio da Copel, a banda fará uma turnê de lançamento do seu primeiro CD físico, intitulado ‘Músicas para Cantar e Brincar’. Os shows serão realizados em sete cidades: Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora, Ribeirão do Pantanal, Quatiguá, Wenceslau Braz e Siqueira Campos.


O novo álbum será lançado nesta sexta-feira, 11 de março, nas principais plataformas digitais (como Spotify, Deezer e Apple Music) e antecede o início da turnê. O primeiro show acontece no sábado, 12, na cidade de Ribeirão Claro, na Praça Rui Barbosa, às 17h. No domingo, a banda segue para Carlópolis, onde se apresenta em frente à Igreja Matriz, também às 17h.


Com músicas que fazem adultos e crianças cantarem e dançarem, o álbum também foi pensado para auxiliar professores das mais diversas áreas da educação, da musicalização infantil às ciências biológicas. “Com a música Lobo-Guará, por exemplo, os professores podem ensinar sobre a preservação do Pantanal, o perigo de queimadas e os animais que podemos proteger. Do outro lado, as crianças aprendem cantando e brincando. É uma troca incrível, e agora podemos levar esta experiência a outras cidades do Paraná”, explica a vocalista e compositora Juliani Ribeiro.


“Essa turnê tem um significado muito importante para nós. É nosso primeiro CD como Banda Casa Cantante, por isso tudo foi cuidadosamente pensado para apresentar o melhor resultado ao público. Quando fomos para o estúdio gravar já sabíamos quem seriam nossos convidados. A gente já conhecia o trabalho do Valderval Oliveira, que faz a bateria e também nos acompanha na turnê. Também não poderia faltar a presença das crianças: temos a participação de alguns alunos da Escola Casa Cantante fazendo o coro em quatro músicas”, contou Joãozinho. O álbum conta ainda com as participações de Chatchanun Thepparat (Tailândia), Alejandro Di Núbila (Argentina), Otavio Augusto e Fábio Cardoso.


Além de canções dedicadas a falar, de forma leve e divertida, sobre relações de afeto entre a criança e seus amigos e familiares, o projeto é uma forma de valorização da música popular brasileira, com canções infantis produzidas por artistas paranaenses e tradicionais cantigas de roda, que estão no imaginário popular de várias gerações. Juliani, que além de musicista também é professora, explica que as composições proporcionam um despertar musical nas crianças, “contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social”.


Para Cantar e Brincar

O álbum ‘Músicas para Cantar e Brincar’ reúne composições de Juliani Ribeiro e Joãozinho que ensinam sobre relações de afeto, nas canções ‘Colecione Lembranças’ e ‘O Amor Nos Faz Iguais’, também convida o público a conhecer os animais e cuidar da fauna e da flora, com o ‘Vagalume Lume’ e ‘Lobo-Guará’. Além das músicas autorais, a banda traz canções de roda já conhecidas do público, como ‘Peixe Vivo’, ‘A Canoa Virou’, ‘Pirulito’ e ‘Sinhá Marreca’ (cantiga tradicional do litoral paranaense).


Além dos shows e lançamento do álbum de forma digital, o projeto também irá distribuir cerca de 3.000 CD’s da Banda Casa Cantante para escolas de 399 municípios do Paraná. Junto com o CD, os músicos produziram um encarte especial, com as letras das músicas e uma lista de atividades pedagógicas que os pais, familiares e professores podem desenvolver com os pequenos. O material tem a assinatura do ilustrador ponta-grossense Alisson Thiago do Nascimento. A produção do projeto é da Luneta Experiências Culturais.


Apresentações

12/03 - Ribeirão Claro

13/03 - Carlópolis

19/03 - Joaquim Távora

20/03 - Ribeirão do Pinhal

25/03 - Quatiguá

26/03 - Wenceslau Braz

27/03 - Siqueira Campos


Da Assessoria