top of page
  • Foto do escritorRedação

Atteliê Criativo oferece curso gratuito de teatro de rua em PG

A atividade propõe a possibilidade de reflexão e experimentação prática de intervenções urbanas, com foco na dramaturgia do espaço

Performance de rua realizada no curso. Foto: Reprodução.

O Atteliê Criativo oferecerá, no dia 30/06 (sexta-feira), o workshop “Intervenção Urbana: O Espaço Como Matéria de Criação”, com a Doutora em Teatro Lúcia Helena Martins. A atividade propõe a possibilidade de reflexão e experimentação prática de intervenções urbanas, com foco na dramaturgia do espaço. O curso será estabelecido a partir de jogos, nos quais os participantes entrarão em contato com a esfera prática da intervenção urbana por meio de mini experimentos no espaço, que serão propostos a partir da reflexão teórica e discussão anterior a prática.


Segundo o diretor geral do Atteliê Criativo, Gabriel Vernek, “A Intervenção Urbana, pela perspectiva teatral, busca romper com a tradicional separação entre o palco e a plateia, levando as artes cênicas para fora dos espaços convencionais”, e continua dizendo que “Essa proposta busca provocar reflexões, despertar emoções, promover o diálogo e a transformação social. No objetivo de expandir os limites da caixa cênica, tornamos a arte mais acessível e próxima das pessoas em seu ambiente cotidiano.”.


Quem ministrará o workshop é Lúcia Helena Martins. A artista é performer, diretora teatral, professora e pesquisadora. Performer fundadora do “Salmonela Urbana Cia”. Lúcia é professora do curso de Licenciatura em Teatro na UNESPAR (Curitiba Campus II – FAP). É formada em Licenciatura em Teatro, Mestre em Teorias Literárias com dissertação sobre Dramaturgia do Espaço. É Doutora em Teatro pela UDESC (SC), com tese sobre Performances Artivistas e suas implicações pedagógicas. Foi criadora e coordenadora do projeto de extensão: “Práticas de Performances e Intervenções em Espaços Diversos” pela UNESPAR (FAP, 2015 - 2018).


A atividade é aberta e gratuita. As vagas são limitadas a 20 participantes. Para participar é necessário preencher o formulário eletrônico disponível neste link.

Projeto realizado com incentivo do PROMIFIC – Prefeitura de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural. Realização: Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte Patrocínio: GMAD, Lojas MM, Renata Regis.


Serviço:

Título: “Intervenção Urbana: O Espaço Como Matéria de Criação”

Data: 30/06/2023

Horário: das 14:00 às 18:00

Ponto de Encontro: Sesc Unidade Estação Saudade (Rua Fernandes Pinheiro, 77 – Centro, Ponta Grossa).


Da Assessoria

Comments


bottom of page