• Redação

Atteliê Criativo apresenta Espetáculo Teatral "Deriva"

A peça é inspirada no poema “Pirata”, da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen

O espetáculo traz à tona questões inerentes à contemporaneidade, tratando da humanidade pela perspectiva do amor e do riso. Foto: Divulgação


No dia 05 de agosto (sexta-feira) às 20:00 horas, o Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte, apresenta a mostra de processo do espetáculo “Deriva”, de Gabriel Vernek. A peça é inspirada no poema “Pirata”, da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.


A obra de Gabriel Vernek retrata um homem à deriva no oceano, que já não tem mais água potável e nem comida. Sua única companhia é o Pirata, um peixe de água doce que está em um aquário. Por não ter mais nenhum mantimento, e também por não chover há bastantes dias, o marinheiro precisa fazer uma decisão importante: tomar a água do Pirata e sobreviver – matando o peixe -, ou sacrificar-se para deixar o peixe viver. O espetáculo traz à tona questões inerentes à contemporaneidade, tratando da humanidade pela perspectiva do amor e do riso.


Para Gabriel Vernek, “Se tomamos o riso através do conceito de Boudelaire, que é um filósofo que pesquiso e que, de alguma forma, está presente no espetáculo, podemos entender que ‘o riso é uma queixa frustrada contra o fato de sermos meramente mortais’. Trato, nesta obra, do mortal do ser humano frente ao instinto de sobrevivência. O conflito se dá enquanto decisões a serem tomadas, não é uma comédia e nem uma tragédia, é uma dramaticidade sobre o sujeito contemporâneo.”, o criador e ator da obra continua dizendo que “Este é um espetáculo que foi concebido durante a pandemia com outra estética, mas com o mesmo fundamento. Mesmo que tenhamos atualizado o espetáculo enquanto conceito estético, seria impossível não tratar de assuntos que à época de sua criação fervilhavam nos nossos pensamentos e trabalhos”.


O espetáculo será apresentado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), inaugurando apresentações artísticas no espaço. A ideia do Atteliê Criativo é descentralizar as apresentações artísticas e modificar a rota tradicional do público ao assistir um espetáculo teatral na cidade de Ponta Grossa, contribuindo para que a população possa conhecer mais espaços culturais no município.


Serviço:

Espetáculo: Deriva

Com: Gabriel Vernek

Direção: Ligiane Ferreira

Data: 05/08/2022 (sexta-feira)

Horário: 20:00 horas.

Local: CEU DAS ARTES. Rua Jose de Azevedo Macedo, s/n, Uvaranas.

Valor sugerido: R$ 20,00

Link para compra: Compre o ingresso AQUI

Realização: Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte

Apoio: CEU das Artes, Diálogos Culturais, Gênius Soluções, Secretaria Municipal de Ponta Grossa.


Foto: Divulgação

Da Assessoria