Dramaturgo e ator, Gabriel Vernek realizará uma mostra de processo do novo solo teatral intitulado “Aquele Que Nasceu Duas Vezes”
Na próxima quarta-feira (03), o encenador, ator e dramaturgo Gabriel Vernek realizará uma mostra de processo do novo solo teatral intitulado “Aquele Que Nasceu Duas Vezes”, com realização do Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte.
O artista define o trabalho como “palestra-performance”, e explica o termo: “O espetáculo tem como proposta a linguagem de ‘palestra-performance’, que é uma convenção estabelecida no hibridismo entre forma e conteúdo, elementos discursivos e estéticos. Neste trabalho, a transmissão das informações recai sobre o meu corpo e a minha fala no palco, num movimento expoente da quebra de hierarquias entre o academicismo e a cena”.
A obra é resultado de uma extensa pesquisa técnica e teórica do artista no campo da história do surgimento do teatro ocidental. Através de um recorte original e contemporâneo sobre o mito grego de Dioniso, o artista apresenta um traçado cênico-poético de como o teatro do ocidente originou-se. Vernek comenta que “Sendo público assíduo ou não do teatro, os espectadores irão se conectar com uma narrativa milenar, que resistiu a diversas crises ao longo da história da humanidade: as artes do palco. Neste sentido, a obra que apresento é, sobretudo, um registro do surgimento e resistência do meu próprio ofício”.
O solo teatral será apresentado no palco B do Cine Teatro Ópera pela primeira vez como um ensaio aberto (ou “mostra de processo”), com exclusividade para integrantes do Grupo de Teatro Universitário da UEPG (GTU) e convidados específicos, e não terá cobrança de ingresso.
Sinopse
A palestra-performance "Aquele Que Nasceu Duas Vezes" apresenta a história do surgimento do teatro ocidental a partir do mito grego de Dioniso. O solo faz uma abordagem cênica através de um recorte contemporâneo e original das informações mais relevantes que o artista encontrou em sua pesquisa teórica e técnica a partir da temática.
Ficha Técnica
Dramaturgia Original e Encenação: Gabriel Vernek
Performance: Gabriel Vernek
Iluminação: Daniel Frances
Op. de Som: Patrícia Ribeiro
Criação de Figurino: Gabriel Vernek
Produção de Figurino: Junior Mendes
Figurinista: Ligiane Ferreira
Fotografia: Ellen Cogo
Realização: Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte
Da Assessoria
Kommentare