• Redação

ASI-UEPG recebe inscrições para oficinas

As oficinas são para Dança Circular, Yoga e Tai-chi chuan. As atividades visam promover melhoria na qualidade de vida e da saúde física e mental da comunidade acadêmica e externa da UEPG

As oficinas são para Dança Circular, Yoga e Tai-chi chuan. Foto: Divulgação

O Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG) está com inscrições abertas para as oficinas de Dança Circular, Yoga e Tai-chi chuan. As atividades visam promover melhoria na qualidade de vida e da saúde física e mental da comunidade acadêmica e externa da UEPG, e contam com o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) e do Departamento de Educação Física da UEPG.


Dança Circular

A Dança Circular é uma atividade física e artística em que os participantes, dispostos em círculo, realizam coreografias juntos a fim de integrar e fortalecer laços e valores. Na UEPG, a atividade é realizada semanalmente, às quartas-feiras, às 17h30 e os encontros têm duração de 1 hora. Podem participar pessoas de todas as idades, e não é necessário experiência, conforme explica a focalizadora do Grupo, professora Danilla Corazza, do Departamento de Educação Física da UEPG: “As danças circulares não exigem performance e é uma prática bastante inclusiva. Podemos começar com músicas de coreografias simples e, progressivamente, vamos aumentando a complexidade dos passos”.


Segundo a professora Danilla, a atividade, que é oferecida gratuitamente pelo ASI, promove resultados mentais e físicos aos participantes. “Observamos muitos benefícios, como diminuição de sintomas depressivos, sobrecarga e estresse, além de melhora da capacidade funcional, como força, agilidade e capacidade de marcha. Também há relatos de melhoras no sono e diminuição de dores”, relata. Os encontros são realizados no espaço aberto do ASI-UEPG, no Campus Uvaranas, e a professora reforça que, indica-se o uso de roupas confortáveis e que não há restrição de idade para participar: “Aberto para todas idades, idosos são muito bem vindos!”


Link de inscrição Dança Circular: https://forms.gle/6xtYFUrzFujjRzQm8


Yoga

A professora Luiza Gallo, do Departamento de Educação Física e responsável pelo projeto, enumera vantagens da prática regular da Yoga, promovida pelo ASI-UEPG: “Dentre os benefícios, podemos citar modificações positivas físicas, cognitivas e emocionais, por exemplo: redução dos níveis de estresse, aumento da capacidade de concentração, melhora da qualidade do sono e de respiração, dos estados de humor, além de melhora física como equilíbrio, flexibilidade e força muscular. Consequente, melhora da qualidade de vida dos praticantes”.


Para participar não há nenhuma restrição ou pré-requisito. Indica-se o uso de roupas confortáveis e, se possível, que o aluno traga um tapete de Yoga para a aula. Segundo a professora Luiza, as aulas, ofertadas gratuitamente, são adaptadas de acordo com o nível dos alunos. Os encontros são realizados semanalmente, às segundas-feiras, às 17h30, na quadra ou ginásio do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e tem duração de 1 hora.


Link de inscrição Yoga: https://forms.gle/51tcAEWqryRrQ56r8


Tai-chi chuan

As atividades de Tai-chi chuan dão ênfase à prática como uma técnica da saúde, longevidade e fortalecimento, através da realização de exercícios que favorecem o a consciência corporal, atenção, harmonia e serenidade. O professor Mário Sérgio de Melo, instrutor e responsável pelo projeto, explica que todos são bem-vindos, independentemente da idade, capacidade física e conhecimento sobre o assunto: “Um menino de dez anos está praticando conosco. O mais idoso sou eu mesmo. Sobre limitações físicas para quem tem mais idade, é preciso comparecer para conhecer os exercícios e experimentar”. O professor também destaca que os exercícios podem ser acompanhados por todos, conforme suas capacidades. “São exercícios de baixo impacto, relativamente fáceis. Mas uma das regras é não exceder nunca os próprios limites”, ressalta o instrutor.


Os encontros acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 08h15 às 09h, gratuitamente, no espaço aberto do ASI-UEPG. “Estamos praticando em meio às árvores do CAIC, relvado, pássaros, cães do campus pelas redondezas. Os exercícios e a natureza têm ajudado a acalmar e contrabalançar a agitação destes nossos dias”, relata o professor Mario. Para a prática, indica-se o uso de sapatos flexíveis e de preferência com solado fino, roupas folgadas e confortáveis. “No Tai-Chi o equipamento e material com o qual trabalhamos é o corpo. Junto vêm a mente, as emoções, os sentimentos e o espírito”, explica o professor.


Link de inscrição Tai-Chi Chuan: https://forms.gle/WysA32Gm6tzoAGXK8


O ASI-UEPG

A iniciativa de promover as oficinas, segundo a professora Danilla, surgiu juntamente à criação do ASI, em 2021, com o objetivo de promover as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) à UEPG e comunidade externa. As PICs são recursos terapêuticos que, através de escuta acolhedora, vínculo e integração dos participantes, visam prevenir doenças, recuperar e melhorar a saúde dos praticantes.


O período pandêmico também influenciou a decisão de trazer à UEPG atividades que promovam a saúde mental e física da comunidade. Conforme a professora Luiza Gallo, “estamos ainda vivendo um momento de pandemia e passando pela transição à vida normal. Vimos que nesses dois anos os índices de ansiedade, depressão e a saúde física da população piorou significativamente”. A professora exemplifica com a prática da Yoga, atividade que desenvolve no ASI: “O Yoga, por meio de técnicas de respiração, exercício físico e meditação, promove melhoras físicas cognitivas e de humor, achamos que poderia ser uma proposta importante”, justifica.


Para o professor Mario, atividades como essas promovem melhorias significativas aos praticantes e à comunidade. “Estes efeitos saudáveis são importantes em qualquer lugar, a meu ver, especialmente no campus, por tratar-se de uma instituição de ensino, onde estamos formando jovens que serão os profissionais de amanhã. Os estudantes, professores e funcionários constituem uma comunidade para a qual desejamos muita vitalidade, saúde, equilíbrio, consciência, discernimento e paz”.


Da Assessoria