top of page
  • Foto do escritorRedação

AMCG Cultura realiza audiência com Estado

Em audiência com dirigentes culturais da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a secretária de Cultura do Estado, Luciane Casagrande Pereira, revelou as novas estratégias para Políticas Públicas na área

Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Cultura realiza audiência com Estado. Foto: Divulgação


Um olhar diferenciado para os pequenos municípios. Em audiência com dirigentes culturais da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a secretária de Cultura do Estado, Luciane Casagrande Pereira, revelou as novas estratégias para Políticas Públicas na área. Com mais de 74% dos municípios do Paraná com menos de 20 mil habitantes, a gestora destacou a importância da atuação do Estado para o fomento cultural. “Estamos em processo de escuta para entender a realidade e poder melhor atender os municípios”, contou.


Os integrantes da AMCG Cultura estiveram na última sexta, dia 17, no prédio da Secretaria de Cultura participando de audiência e levando as reivindicações da região. “Com nossos projetos estamos resgatando e fortalecendo a identidade cultural dos Campos Gerais. Viemos solicitar apoio para a realização destes projetos”, explicou a diretora da Associação, Katiane Pires. “Com o colegiado e nossas ações mostramos que estamos juntos e fortes. Nossa região pode crescer muito na cultura. Para isso precisamos do apoio do Estado”, avalia o coordenador da AMCG Cultura e secretário em Ponta Grossa, Beto Portugal.


Para Casagrande, a organização da AMCG Cultura demonstra a força da região. “Inclusive os Campos Gerais foi a região que mais teve aumento na participação de projetos apresentados no Profice”, aponta a secretária, citando um crescimento de mais de 300%. “Este é um sinal do trabalho realizado pelos gestores”, avalia. Quanto aos projetos financiados com recursos da Lei de Incentivo, Luciana disse que os municípios poderão contar com acesso mais facilitado, por meio de uma plataforma mostrando as ações realizadas e os municípios beneficiados. “São oportunidades culturais que a população pode aproveitar melhor”, destaca. “Estamos em um momento em que a área cultural está sendo bastante valorizada”, completa.


Oficinas culturais, exposições itinerantes, além de apoio para a melhor utilização dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc nos municípios da AMCG também fizeram parte do documento entregue à Secretaria.


Além dos projetos da Associação, os municípios destacaram a importância do “consumo de arte” para suas populações. “As ações do Estado são muito importantes para os pequenos municípios. Ações como o ‘Cinema na Praça’, por exemplo, são muito bem vindas, e são prestigiadas por grande parte da população”, destaca a secretária de Educação e Cultura de Porto Amazonas (menor município da região), Emília Morgado, citando a carência cultural.


Visita

Além da audiência com a secretária de Estado, comitiva da AMCG Cultura aproveitou para visitar o Museu Paranaense e o Memorial de Curitiba. “Mostramos para os gestores ideias de como os municípios podem contar com salas de exposições diferenciadas, para chamar a atenção do público para a sua identidade cultural”, conta Portugal.


Da Assessoria

Comments


bottom of page