top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Agentes do Hip Hop se organizam para preencher formulário nacional

Formulário traz mapeamento da cultura Hip Hop no Brasil e auxilia instituições governamentais em incentivar o segmento cultural

Hip Hop celebra 50 anos de existência neste ano de 2023. Foto: Reprodução


A cultura Hip Hop celebra 50 anos de existência neste ano de 2023. O Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do Hip Hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo.


Para celebrar as cinco décadas, agentes culturais do Hip Hop, como Djs, Mcs, BBoys, Grafiteiros e Oficineiros de todo o Brasil, estão se organizando para fazer um mapeamento da cultura em todo o país. O Objetivo do movimento independente é uma forma para que os agentes consigam apresentar propostas sólidas para apresentar projetos para secretarias de cultura municipal e estadual.


O mapeamento serve, também, para que o Ministério da Cultura (Governo Federal) possa viabilizar incentivo para a classe artística do Hip Hop. Gueg PR, nome de referência da cultura Hip Hop em Ponta Grossa, conversa com o CulturAção, comentando da importância dos formulários. “Somos muitos nesse processo e queremos buscar verbas exclusivamente para o Hip-Hop para fazermos a manutenção da nossa cultura, incentivando as batalhas de rima, eventos, shows ou projetos de oficinas”, explica Gueg.


É necessário que pessoas relacionadas a cultura Hip Hop de todo o Brasil, preenchem os formulários para que o Governo Federal e demais estados e municípios possam mapear os agentes culturais, para incentivo ao segmento. Os formulários são divididos em três categorias e os links podem ser acessados abaixo.


Formulário da lista de Coletivos/Grupos/Crews e Instituições (acesse aqui)


Mapeamento Hip Hop Brasil (acesse aqui)


Mapeamento dos Elementos do Hip Hop (acesse aqui)


Foto: Divulgação

Comentarios


bottom of page