top of page
  • Redação

ACIPG premia trabalhos do 12º Eaiti

O concurso faz parte de uma nova parceria institucional da UEPG com a Associação Comercial de Ponta Grossa

Concurso Pitch Unitech ACIPG premia trabalhos do 12º Eaiti. Foto: Divulgação


Nesta quinta-feira (8), o concurso Pitch Unitech Acipg premiou cinco trabalhos do 12º Encontro Anual de Tecnologia da Informação (Eaiti), evento organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em conjunto com as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP). O concurso faz parte de uma nova parceria institucional da UEPG com a Associação Comercial de Ponta Grossa (ACIPG), firmada por iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).


A apresentação dos trabalhos foi acompanhada por um grupo de empresários e representantes da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa. Todos os participantes do 12º Eaiti tiveram a oportunidade de tornar seus projetos na área de tecnologia e inovação conhecidos para além dos muros da universidade.


Os estudantes, juntamente com seus orientadores, prepararam e apresentaram um pitch – exposição verbal, simples e direta, na qual o pesquisador apresenta o projeto e seus diferenciais, em uma linguagem acessível ao cidadão comum, sem os termos técnicos normalmente usados no meio acadêmico, com apenas três minutos de duração. Todos os autores de trabalhos submetidos ao 12º Eaiti puderam se inscrever e concorrer ao prêmio de R$ 1.000,00 patrocinado pela ACIPG. O evento teve a finalidade de conectar a produção acadêmica com o mercado industrial e empresarial, estimulando o senso de empreendedorismo nos acadêmicos.


A presidente da Acipg, Giorgia Bochenek, e os demais organizadores do evento destacaram que a qualidade dos trabalhos superou as expectativas. Segundo Bochenek, esse foi apenas o 1º concurso e, que pelos resultados alcançados, espera introduzir o evento no calendário anual da Acipg. Já os universitários definiram que a experiência foi fantástica, destacando o fato de que as melhores apresentações ainda receberam premiação em dinheiro.


“A cada ano que passa as pesquisas com uma aplicação ou produto final tem sido objeto de pesquisa no ambiente acadêmico. A ideia da realização do Unitech Acipg, concomitante ao Eaiti, foi mais um passo no processo de inovação que vem ocorrendo em nossas universidades, e nesse caso específico, estaduais. Acreditamos que esse será o primeiro de muitos vindouros”, comenta Giovani Marino Favero, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG. O pró-reitor destaca a organização por parte da Acipg, em especial a presidente Giorgia e o diretor André Paixão, além da Diretora de Pesquisa da UEPG, Andressa Novatski.


A comissão avaliadora teve a presença de Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa e coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, e uma das criadoras do Vale dos Trilhos.


“Eventos como este são sempre muito importantes para fazer conexão entre as hélices de mercado e academia. Sem dúvida foi uma grande oportunidade para a academia mostrar que se encontra antenada com as demandas de mercado, além de um espaço de conexão e networking entre as universidades e empresas. As soluções apresentadas foram de alto nível, dificultando para a banca a seleção das melhores. Estamos consolidando o Vale dos Trilhos como um ecossistema forte e pujante”, exalta Tônia Mansani.


A UEPG teve uma estudante premiada, Luana de Souza Gussi, do curso de Odontologia que considerou a experiência muito enriquecedora. “É minha primeira iniciação tecnológica e minha primeira apresentação em um congresso. Pude vivenciar a apresentação da nossa pesquisa em dois formatos diferentes, no evento e no concurso Pitch apresentando de forma direta e empreendedora nossa ideia de inovação”.

Concurso Pitch Unitech ACIPG premia trabalhos do 12º Eaiti. Foto: Divulgação


Confira os premiados:

Hanauê do Nascimento Guimarães, (UENP), com o tema: ‘Desenvolvimento tecnológico de filmes bioadesivos obtidos por impressão 3D contendo diferentes tipos de extrato de própolis’.


Natália Yukari Kashiwaqui, (UEL), com o tema: ‘Atividade Antibiofilme de Nanopartículas de Óxido De Zinco Sintetizadas Biologicamente’.


Heloisa Almeida Santos de Padua, (UEL), com o tema: ‘Implementação de Um Banco de Resíduos Têxteis Industriais e Pós-Consumo em Cooperativas de Reciclagem’.


Luana de Souza Gussi, (UEPG), com o tema: ‘Barreira física associada à aspiração de alta vazão para retenção e eliminação de aerossóis e gotículas produzidos durante procedimentos odontológicos’.


Laura Pierobão Monteiro, (UEL), com o tema: ‘Aperfeiçoamento e Otimização de Diferentes Meios de Cultura Para a Produção de Bacteriófagos’.


Da Assessoria

bottom of page