• Redação

Acesso a material escolar pode auxiliar na permanência em sala de aula

Alerta da UNICEF destaca o abandono e exclusão escolar. Campanha do Sesc pretende abrandar esta realidade

Para auxiliar famílias e alunos a terem acesso a itens básicos como cadernos, lápis, borracha, mochilas, o Sesc PR promove até o dia 18 de março a quarta edição da Campanha Sesc de Material Escolar. Foto: Reprodução

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou no início deste mês um alerta sobre o abandono escolar na pandemia. De acordo com a nota, “são grandes os impactos na vida de meninos e meninas, em especial, aqueles em situação mais vulnerável. É necessário encontrar, levar para a escola e garantir a permanência e a aprendizagem."


Para auxiliar famílias e alunos a terem acesso a itens básicos como cadernos, lápis, borracha, mochilas, o Sesc PR promove até o dia 18 de março a quarta edição da Campanha Sesc de Material Escolar. “Além dos impactos sanitários, a pandemia provocou a redução de renda de inúmeras famílias, que têm priorizado a alimentação a produtos considerados de menor importância, mas indispensáveis para aprendizagem em sala de aula. Por isso o Sesc mobiliza a população paranaense a doar e fazer a diferença na educação de crianças e jovens”, pontua a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile Barboza de Nardi.


Até agora, já foram arrecadados 41.647 itens, beneficiando 3.555 crianças, de 24 instituições, mas a meta é superar os números de 2021, quando foram doados mais de 222 mil itens.


Instituições beneficiadas

Uma das instituições beneficiadas foi a Associação da Comunidade Indígena da Terra Indígena de Apucaraninha. Para o secretário da associação, Ivan Bribis, em 20 anos “é a primeira vez que as escolas das nossas aldeias do Apucaraninha serão ajudadas com materiais escolares. Aproveito para agradecer publicamente ao Sesc Apucarana. Todos estes materiais escolares são muito importantes para nós, principalmente em uma época de pandemia”.


Jhonatan Douglas da Silva, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Aliança do Ivaí, salienta que as doações recebidas permitem aos estudantes ampliarem seus conhecimentos. “Agradecemos ao Sesc e seus colaboradores, que por meio de gestos nobres, auxiliam e proporcionam a crianças e adolescentes conhecerem uma nova realidade. Somos gratos pela parceria que já perpassa anos. Tenham certeza que muitas famílias do município tem um pouco do Sesc em seus lares”.


Todas as unidades do Sesc no Paraná são pontos de arrecadação de doações. No site da instituição você encontra os locais de pontos de coleta, itens que podem ser doados e como participar da campanha.


Da Assessoria