Fruto de uma parceria entre Embratur e Sebrae, a iniciativa quer despertar a atenção dos turistas estrangeiros para as atrações do setor no Paraná
Técnicos da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) estiveram, nesta semana, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e em Prudentópolis, no centro do estado, para a captação de imagens de atrativos turísticos para a divulgação e promoção em feiras e eventos internacionais, escolhidos pela instituição. Outras dez cidades paranaenses também foram selecionadas para a ação: Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Londrina, Lapa, Morretes, Antonina, Curitiba, Pontal do Paraná, Ilha do Mel- Paranaguá.
A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, destaca a iniciativa para divulgar no exterior os atrativos considerados consolidados e sustentáveis. “A parceria entre o Sebrae e a Embratur traz resultados positivos para todo o trade turístico, beneficiando não apenas os atrativos, mas o destino como um todo”, comenta Nádia.
Em Ponta Grossa, um dos locais escolhidos foi o Parque de Vila Velha, que oferece experiências de contato com a natureza, lazer e conscientização ambiental. Com infraestrutura considerada moderna e sustentável, o local tem atrações de aventura e contemplação da natureza. “Ficamos honrados em receber a equipe da Embratur. Isso é resultado de um trabalho sério que estamos realizando desde que assumimos a concessão do Parque e fizemos investimentos de grande porte em nossas instalações e atrativos”, analisa o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.
Turismo de natureza
No Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, foram visitados o Parque de Natureza Buraco do Padre, que tem uma caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 metros de diâmetro, por onde deságua uma cascata de 30 metros de altura em solo arenoso, e o Refúgio das Curucacas, operadora de turismo especializada em ecoturismo e turismo de aventura.
“Essa parceria é benéfica não pensando apenas individualmente, mas pelo fortalecimento da ideia de um destino muito forte, que é Ponta Grossa. Termos essa exposição de imagens, internacionalmente, mostra que não somos um local de um atrativo só, mas de uma região farta para todos os gostos”, considera o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho.
A visão é compartilhada pelo diretor do Refúgio das Curucacas – operadora de turismo Cadastur, especializada em ecoturismo e turismo de aventura, Guilherme Forbeck. “Acreditamos que a ação tende a gerar maior fluxo turístico no atrativo e ampliar o espectro de atuação da nossa missão institucional, que é conectar mais pessoas para a conservação e para a conduta responsável com o meio ambiente”, frisa.
Para o secretário Municipal de Turismo, Paulo Stachowiak, ações como essa evidenciam que Ponta Grossa possui atrativos aptos a receberem o público de fora. “O município já deixou de ser um potencial turístico e é um destino turístico de qualidade, com variedade de experiências e belezas naturais”, afirma.
Prudentópolis
Conhecida pelo turismo de natureza e religioso, Prudentópolis terá atrativos turísticos divulgados no exterior, entre eles o Ninho do Corvo, Salto São João, Salto Sete, Salto Manduri e a Paróquia São Josafat.
“Isso evidencia o trabalho que temos feitos na cidade, junto aos empresários do setor. Prudentópolis tem ganhado cada vez mais notoriedade pelo turismo de natureza e religioso. Além disso, estamos no centro do Estado, o que favorece o setor”, destaca a secretária municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim.
Para o empresário Márcio Canto Miranda, proprietário do Ninho do Corvo, a divulgação no exterior ajudará a consolidar os empreendimentos de turismo. “É uma iniciativa muito bem-vinda. Está na hora de posicionarmos os produtos turísticos disponíveis, no Paraná, no mercado externo e despertar a atenção dos turistas”, pontua Márcio.
Da Assessoria
Comentários